SESI e TRE firmam acordo para cadastro biométrico de trabalhadores

Parceria foi firmada na manhã desta quinta-feira e vai beneficiar industriários de Joinville

Joinville, 29.10.2015 – Por meio do SESI, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) firmou na manhã desta quinta-feira (29) convênio com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) para facilitar o recadastramento biométrico de trabalhadores da indústria em Joinville. A iniciativa vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas.

Com o convênio, que envolve também a Tupy, a Whirlpool, a Embraco, a Schulz e o Perini Business Park, o SESI vai montar três pontos de atendimento para realizar o cadastramento dos trabalhadores: na Tupy, no Grêmio Whirlpool e no Perini Business Park.

Os postos de atendimento funcionarão entre os dias 3 de novembro e 4 de dezembro das 9h às 18h, sem fechar ao meio dia, e permitirão também realizar a transferência de domicílio eleitoral.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, informou que a inciativa envolverá 90 pessoas. “É também uma oportunidade para jovens realizarem um trabalho que interessa a SC e ao País”, disse. “Cumprimento as industrias que facilitam a obrigação cívica dos trabalhadores”, acrescentou.

O presidente do TRE/SC, Sérgio Roberto Baasch Luz, lembrou que Joinville é o maior colégio eleitoral de Santa Catarina. “Trata-se de um projeto nacional para aumentar ainda mais a segurança da votação. O último recadastramento foi feito há 30 anos”, disse, lembrando que o não recadastramento implica cancelamento do título de eleitor e CPF.

Em Santo Amaro da Imperatriz, onde o recadastramento já foi concluído, 20% dos títulos e CPFs foram cancelados, informou. Em Joinville 42% dos eleitores já fizeram o recadastramento, em três meses de trabalho.

O presidente da Tupy, Luiz Tarquínio Sardinha Ferro afirmou que o convênio é uma mostra da cooperação e articulação entre as entidades em Santa Catarina.

O convênio foi assinado na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), onde surgiu a proposta.