SESI e SENAI formam 2 mil jovens e adultos em solenidade nesta terça (25)

Estudantes são trabalhadores de indústrias de todas as regiões do estado; além da entrega dos certificados, a Federação das Indústrias premiou as empresas que mais matricularam alunos na EJA e a BRF que, entre 2020 e 2021, formou 252 jovens e adultos

📸 Acesse a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC.

Florianópolis, 25.10.2022 - Mais de 2 mil jovens e adultos que frequentam a educação básica do SESI e a qualificação profissional do SENAI receberam nesta terça-feira, dia 25, seus diplomas de conclusão dos cursos. Uma solenidade, transmitida para todo o estado a partir da Federação das Indústrias (FIESC), marcou a entrega dos certificados aos trabalhadores da indústria formados na EJA Profissionalizante.

🔴 Veja como foi a cerimônia.

Para o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, a educação de jovens e adultos retrata todo um trabalho de resgate social e humanitário. “Acreditamos no futuro do trabalho e na capacitação constante de nossos profissionais, para que nossas indústrias sejam fortalecidas por uma força de trabalho competente e resolutiva. Estamos celebrando a primeira formatura estadual da EJA, unindo todas as regionais e a sede em um único propósito, que é o de valorizar a conquista dos estudantes e reconhecer indústrias e prefeituras parceiras neste processo”, frisou.

Mais de 500 indústrias são atendidas por meio da educação de jovens e adultos do SESI e do SENAI em Santa Catarina. Em outra frente, o SESI oferece educação básica à comunidade em parceria com 18 prefeituras. “Nossa EJA é referência no país não somente pela quantidade de matrículas e conclusões, mas principalmente pela proposta metodológica diferenciada e pela qualidade do trabalho das nossas equipes, que não medem esforços para que os estudantes possam se desenvolver de forma integral”, destacou o diretor. Em média, as entidades têm 6 mil matrículas mensais ativas, distribuídas e mais de 2,5 mil trabalhadores concluintes todos os anos.

Hortiz de Oliveira, 45 anos, trabalhava como tintureiro, mas, por conta de um acidente que o levou a amputar um dos pés, está afastado das atividades em processo de reabilitação. “Comecei a trabalhar muito cedo e, depois do acidente, fiquei determinado a concluir os estudos para buscar melhores oportunidades”, conta. Por conta de complicações durante o processo de recuperação, Oliveira permaneceu hospitalizado por um longo período. “Fiquei 30 dias internado no hospital e aproveitei esse tempo para estudar. Sempre estive online, fazendo as provas e entregando as atividades em dia. Não perdi uma aula”, conta orgulhoso.

Para servir de exemplo ao filho, de 16 anos, Denocir Visentainer, de 47 anos, voltou à sala de aula depois de 30 anos. Ele trabalha na Cerâmica Heinig, em Brusque, como operador de máquinas. “Quando eu tinha 14, 15 anos, eu morava em Canelinha e nossa família era muito pobre. Abandonei tudo e fui arrumar serviço para ajudar meu pai que trabalhava na prefeitura”, lembra Visentainer. “Já era para eu ter terminado os estudos a três atrás. Foi o pessoal do SESI que foi lá na firma convidar a gente para estudar. Mas de cara recusei. Depois de um tempo, eu fui, porque tenho que incentivar meus filhos. Comecei pelo ensino fundamental e hoje estou concluindo o ensino médio”, celebra Denocir.

🏆 Prêmio Destaque Educação

A Federação das Indústrias entregou ainda o Prêmio Destaque Educação, que reconheceu as indústrias com o maior número de matrículas na educação de jovens e adultos. Uma das premiadas é a Tupy, indústria metalmecânica de Joinville, que formou nesta terça-feira 105 estudantes. A parceria com o SESI viabilizou a formação de mais de 2,2 mil jovens e adultos. "Investir no desenvolvimento dos nossos colaboradores faz parte da cultura da Tupy desde sua fundação. A educação traz real geração de valor quando há o envolvimento das pessoas. São elas que têm capacidade de aprender, gerar e compartilhar conhecimento”, afirma o diretor de RH da Tupy, Carlos Magni.

Mathias Kohler, diretor-presidente da Kohler Tinturaria, ressaltou que, mesmo com o avanço tecnológico, o ser humano jamais será substituído. “Só conseguiremos transformar esse país no Brasil que queremos com o fortalecimento da educação”, disse. Juliano Vargas, diretor da WEG, afirmou que “o sonho é coletivo, não beneficia só a cada um, mas a comunidade, as empresas e as famílias”. O diretor da Coteminas em Blumenau, Eliézer Matos, destacou que é possível observar o compromisso dos colaboradores com o desenvolvimento pessoal. “Eu vejo algo a mais ainda com a EJA, além do conteúdo programático. A relação interpessoal, o trabalho em equipe, é algo que diferencia estes estudantes”, frisou.

A solenidade na sede contou com a participação de formandos da Grande Florianópolis, Brusque e Itajaí e foi acompanhada pelos vice-presidentes regionais da Federação, Maurício Cesar Pereira e Edemar Fischer. Os demais vice-presidentes regionais acompanharam os eventos em suas respectivas regiões.

Confira as indústrias premiadas

Pequeno Porte: