SESI e SENAI expõem produtos inovadores no Congresso Nacional

Mostra “Pelo Futuro do Trabalho” apresenta projetos realizados por estudantes e pesquisadores de 92 centros tecnológicos com a proposta de inserir o Brasil na Indústria 4.0

Florianópolis, 5.4.2019 – Seis projetos desenvolvidos pelo SESI e pelo SENAI de Santa Catarina integram a Mostra “Pelo Futuro do Trabalho”, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove em Brasília até o dia 12 de abril. O objetivo é apresentar projetos realizados por estudantes e pesquisadores de 92 centros tecnológicos como parte da proposta das instituições de inserir o Brasil na Indústria 4.0. A exposição, que tem entrada gratuita, ocorre no Salão Negro do Congresso Nacional.

As instituições têm agora a missão de formar os profissionais que vão inserir o país na Indústria 4.0. Entre os trabalhos expostos está o sistema inteligente de monitoramento de barragens, que está sendo desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados em parceria com a empresa Dona Francisca Energética. A solução automatiza o gerenciamento da operação e manutenção de barragens, o que torna o processo mais confiável, facilitando a tomada de decisões.

Outro projeto é o Guidoo, plataforma digital que acompanha hábitos alimentares e atividade física para promover a saúde e o bem-estar dos usuários. Entre suas funcionalidades estão sessões de coaching de forma virtual, assim como grupos de desafios com metas de alimentação e exercícios. O produto foi desenvolvido pelo Centro de Inovação SESI em Tecnologias para a Saúde, que realiza pesquisas e oferece consultorias ao segmento, responsável por cerca de 10,5% do Produto Interno do Bruto (PIB).

:: Confira os demais projetos:

SEIF – A Plataforma Tecnológica para Promoção de Ambiente de Trabalho e Comportamentos Seguros na Indústria da Construção Civil faz monitoramento de risco e gestão de informações de SST, além de auxiliar no planejamento, cumprimento e registro das ações de Segurança e Saúde no Trabalho em canteiros de obra. As informações de Segurança do Trabalho da empresa e de seus trabalhadores são armazenadas no sistema, que se encarrega de realizar a gestão e emitir alertas sempre que ações de correção e aprimoramento são necessários. A plataforma pode ser utilizada por empresas de pequeno, médio e grande portes.

Nanossatélite – O projeto do nanossatélite, primeiro satélite da indústria nacional, está sendo desenvolvido pelo SENAI/SC em parceria com a empresa Visiona. O satélite terá dimensões, em centímetros, de 10 x 20 x 30 e dará uma volta ao redor da Terra a cada hora e meia, numa órbita de 600 quilômetros (pouco mais que a distância em linha reta entre os extremos Leste e Oeste de Santa Catarina). A tecnologia permite o avanço no mapeamento e monitoramento de áreas de produção agrícola e pecuária, além de áreas de conservação e ecossistemas ambientais.

Inclusão – Criações de alunos do SENAI de Brusque que participaram do Prêmio Brasil Sul Moda Inclusiva também estão expostas no Salão Negro. O trabalho da estudante Eliana Baron, premiado no evento, buscou solucionar problemas para deficientes visuais, como a identificação da cor da roupa a ser usada pelo cego. Por meio de um aplicativo, que faz a leitura do QR Code aplicado na etiqueta da roupa, é possível saber informações como cor, tecido e tamanho da peça.

Por conta de um aluno cego, o professor do SENAI de Palhoça, Teófilo Manoel da Silva Júnior adaptou uma série de ferramentas utilizadas no laboratório de manutenção automotiva.

imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244