SESI e Seconci certificam canteiros no Extremo Oeste com selo Obra+Segura

Voltada ao setor da construção civil, a iniciativa visa prevenir acidentes de trabalho e já conta com a adesão de 161 canteiros de obras em todo o estado

Florianópolis, 22.08.2023 - O SESI certificou nesta terça-feira, dia 22, as construtoras Conak e Macodesc, ambas de São Miguel do Oeste, com o selo Obra+Segura. O programa setorial conduzido pela entidade em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) tem por objetivo tornar os canteiros de obras cada vez mais seguros, prevenindo acidentes de trabalho. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, participou da certificação das empresas.

O programa consiste em transformar profissionais do canteiro de obras em “Supervisores Obra Mais Segura”, conhecidos como SOMAS. Estes agentes realizam inspeções com o objetivo de garantir a conformidade legal e evitar riscos graves e iminentes.
Para as obras que mantêm de forma contínua estas condições, o programa realiza a certificação do canteiro com o selo ‘Obra + Segura’ e promove ações voltadas à saúde do trabalhador. O reconhecimento é uma forma de valorizar os canteiros de obras que possuem boas práticas e mantém um padrão elevado de segurança.

De acordo com o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, o programa apoia no cumprimento das legislações de SST vigentes, além de prevenir acidentes e elevar a segurança jurídica. “Indústrias de qualquer porte podem ter uma atuação proativa e preventiva para segurança de seus trabalhadores com o apoio do programa. Isso favorece o aumento de produtividade e reduz os custos associados a afastamentos, multas e ações trabalhistas, por exemplo”, destaca Pereira que também participou das certificações em São Miguel do Oeste.

Para aderir ao programa Obra Mais Segura, basta procurar o SESI ou Seconci mais próximo.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC