SESI Ciências capacita 700 trabalhadores da Viposa

Colaboradores interagiram em ilhas de trabalho equipadas com materiais que dão suporte aos experimentos científicos

Florianópolis, 28.7.2016 – Cerca de 700 colaboradores da empresa Viposa, de Caçador, participaram nos dias 21 e 22 de julho de capacitação do programa SESI Ciências. A unidade móvel do projeto esteve à disposição dos trabalhadores que realizaram atividades em ilhas de trabalho equipadas com materiais que dão suporte aos experimentos científicos. O objetivo foi disseminar a cultura de inovação e contribuir para o letramento científico e tecnológico.

A gerente de recursos humanos da Viposa, Beatriz Zanchett Seleme conta que conheceu o programa no lançamento realizado no SESI e logo agendou as ações na empresa. Ela avalia que a iniciativa é importante para o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador. “Quando participei de um evento no SESI, no lançamento do programa, houve a apresentação da unidade itinerante e a partir daí decidimos oportunizar esta ação aos colaboradores da empresa. Criamos um projeto para melhorar o nível de escolaridade e mobilizamos nossos líderes para despertar o interesse nos colaboradores”, relata.

A supervisora do setor de costura, Roseli Ferreira Padilha, comenta que sempre é bom aprender coisas novas e vivenciar experiências na prática.  O supervisor Jair Bula parabenizou a empresa pela iniciativa. “Os colaboradores estão bem contentes com tudo que foi demonstrado. Espero que a empresa continue investindo nesse tipo de trabalho”, destaca Jair. A indústria já agendou uma nova visita da unidade móvel para atender agora aos filhos dos trabalhadores.

O programa SESI Ciências Itinerante complementa a educação formal do ensino fundamental, médio e profissionalizante. É articulado com a formação inicial e continuada e incentiva a qualificação profissional alinhada às necessidades da indústria.
Nas unidades móveis didáticas, o participante conhece e interage com artefatos científicos, assiste a vídeos, manuseia kits de materiais experimentais, entre outras ações que lhe instigam a curiosidade, o interesse pelas relações causais e que promovam a sua aproximação com a ciência presente no cotidiano.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Vice-Presidência Centro-Norte