SESI capacita professores da rede pública para uso do LEGO

Iniciativa é resultado de parceria firmada com o governo do Estado no âmbito do Movimento SC pela Educação

Florianópolis, 2.8.2016 – O SESI, entidade da FIESC, inicia nesta terça-feira (2) a capacitação de 40 professores de nove escolas da Grande Florianópolis para a inserção de recursos LEGO na sala de aula. A iniciativa é resultado de uma parceria da FIESC com a Secretaria de Estado da Educação (SED) que prevê a transferência de tecnologias educacionais para a melhoria de indicadores da área. A formação segue até está quarta-feira, dia 3, no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

Os recursos LEGO favorecem o desenvolvimento de competências exigidas pelo mundo do trabalho e envolvem conhecimentos de mecânica, eletricidade e programação. Eles são utilizados na iniciação da robótica móvel e, ao inseri-los na sala de aula, os recursos estimulam o aprendizado de conteúdos de física, química, biologia, matemática, linguagem e habilidades do século 21 com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico, além de despertar o interesse dos alunos a escolherem carreiras nas áreas de engenharia e tecnologia, fundamentais para a inovação nas empresas.

O assessor do Movimento SC pela Educação, Antônio Carradore, acompanhou a abertura da capacitação e falou sobre a importância das tecnologias educacionais. “Recursos didáticos como o LEGO vêm para facilitar a vida dos docentes. É isso que queremos com essa parceria, evoluirmos juntos em direção à excelência do ensino”, afirmou. Carradore convidou os professores a inscrever equipes no torneio de robótica promovido pelo SESI e pela organização americana First Lego League (FLL).

O gerente de tecnologias educacionais e inovação da SED, Breno Salomon Reis, salientou que a interação com os alunos é essencial para avançar no uso do LEGO na sala de aula. “Quando vocês retornarem às suas escolas, priorizem tempo para trabalhar esses recursos com os seus alunos”, orientou.

“A formação continuada do professor é essencial na busca de melhores resultados na educação e ela vem acompanhada da inclusão de novos recursos e práticas de aprendizagem”, salientou o diretor do Instituto Estadual de Educação, Vendelin Borguezon. “Nós também contribuímos para a formação dos futuros trabalhadores de diversos setores e essa parceria é uma importante retribuição da FIESC”, acrescentou.

Elida Hack Ruivo
elida.ruivo@fiesc.com.br