Serviços dos Institutos SENAI podem apoiar parcerias público-privadas em diversos setores econômicos

Rede de Inovação e de Tecnologia do SENAI em SC é composta por dez unidades

Florianópolis, 17.7.2024 – Ensaios em sistemas de saneamento urbano, estudos relacionados a resíduos sólidos e monitoramento de barragens estão entre os serviços que o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental, sediado em Blumenau e com atendimento a todo o território catarinense ou de outros estados, pode prestar a Parcerias Público-Privadas (PPP). O tema foi apresentado pelo consultor Bruno Haas, durante o Fórum Catarinense das PPP e Protagonismo das Desestatizações realizado nesta terça e quarta (16 e 17 de julho) na FIESC, em Florianópolis.

Haas ressaltou que todos os dez Institutos SENAI em Santa Catarina têm serviços que podem apoiar projetos de PPP. O consultor participou do painel sobre as contribuições das Instituições de Ciência e Tecnologia no assessoramento de projetos de parcerias público-privadas. O Fórum foi organizado pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), com o propósito de aproximar setor público, iniciativa privada, academia, setor financeiro e entidades da sociedade civil para debater o tema.

Rafael Paes de Barros, coordenador de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal Catarinense, destacou que o marco regulatório de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo permite maior flexibilidade nas negociações de patentes entre os integrantes de uma PPP. Barros expôs projetos da instituição e que podem ser utilizados em PPPs.

O coordenador de Projetos no Laboratório de Transportes e Logística (Labtrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rodolfo Nicolazzi Philippi, explicou que a UFSC atua com três modalidades de parceria e que podem ser aplicados nas PPPs. Essas modalidades são o termo de execução descentralizada, convênio tripartite (envolvendo a universidade, uma fundação de apoio e a empresa contratante e o contrato direto, em geral por dispensa de licitação.

Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia

O SENAI possui, em todo o país, uma rede de 27 institutos de inovação (sendo três deles em SC) e 62 de tecnologia, dos quais sete no estado catarinense. A atuação desses institutos está focada em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, consultorias e testes e ensaios metrológicos acreditados para aprimorar e desenvolver processos e produtos industriais. Clique nos links para saber mais sobre:

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.  Assine.