Ganhadores da maior competição de educação profissional do mundo foram definidos em cinco cidades; grupo representará SC na fase nacional da disputa

Jaraguá do Sul, 07.08.2026 – O SENAI/SC premiou nesta sexta (7), em Jaraguá do Sul, os vencedores da etapa estadual da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

Eles representarão Santa Catarina na fase nacional da disputa, que será disputada ao longo do ano e definirá a delegação brasileira para a final mundial, no Japão, em 2028. 

🏆Confira a lista dos vencedores

Mais de cem estudantes participaram das seletivas realizadas em Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinville, Palhoça e São Bento do Sul, entre terça (4) e quinta (6), em 28 ocupações ligadas à indústria.

A WorldSkills importa porque estimula o desenvolvimento de competências técnicas e contribui para a formação de mão de obra qualificada e para o aumento da competitividade industrial.

👤 Quem participou

Participaram da cerimônia Célio Bayer, vice-presidente da FIESC na região; Fabrízio Pereira, diretor do SENAI/SC; Adriana Cassol, gerente executiva de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI/SC; Daren Souza, gerente executiva da FIESC na região; Cristiano Rodolfo Tironi, coordenador regional de Educação, além de prefeitos e representantes de empresas como WEG e Marisol.

Imagem
c
Os vencedores de cada ocupação representarão o estado na etapa nacional da WorldSkills

💡 Como foi a seleção?
Os competidores foram avaliados em desafios, chamados de ocupações, que simulam situações reais do ambiente industrial. Cada ocupação teve provas específicas, elaboradas com base em padrões internacionais da WorldSkills. Os participantes conheceram os detalhes das tarefas apenas no momento da competição.

📚 Estudantes do SENAI
Por causa da qualidade dos cursos, estudantes do SENAI representam o Brasil na WorldSkills desde 1983.

Tradição catarinense
Santa Catarina figura entre os estados com melhor desempenho na competição. Na última etapa nacional, estudantes catarinenses conquistaram 10 medalhas.

🧑‍🏭 Saiba mais sobre a WorldSkills?
Criada na década de 1950, a WorldSkills é considerada a maior competição de educação profissional do mundo. A disputa já foi conhecida no Brasil como Olimpíada do Conhecimento.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Tags

Notícias relacionadas