Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI/SC inicia programa que capacita jovens de baixa renda para profissões do futuro

Ação é resultado de parceria com a Softplan, Fundação Esag e Projeto Resgate e permite a jovens acessar curso de linguagem de programação, conteúdo considerado transversal às diversas profissões

Florianópolis, 03.9.2018 – Jovens de baixa renda, estudantes de uma dezena de escolas públicas de Florianópolis iniciaram nesta segunda (3) a participação no projeto Codificando o Futuro, uma parceria do SENAI/SC, entidade da FIESC, Softplan, Fundação Esag e Projeto Resgate. A proposta é oferecer aos estudantes de ensino médio a oportunidade de buscar uma capacitação que tende a se tornar cada vez mais fundamental em todas as profissões. Os 40 adolescentes que integram a primeira turma tiveram aula inaugural nesta segunda, na sede da Softplan.

Clique aqui para ver as fotos da aula inaugural

“Tudo no futuro vai precisar de programação – sites, jogos; a programação está  em tudo e essa é uma profissão de futuro”, afirma a estudante Luana Morais, 16 anos, estudante da Escola Intendente José Fernandes, no bairro dos Ingleses. “Eu espero que possa crescer como pessoa. É uma oportunidade muito grande participar desse projeto. Creio que possa crescer muito nessa carreira e ter um futuro melhor”, afirmou.

“Sabemos hoje que a demanda por profissionais da área de TI é muito acima da oferta”, afirma o presidente da Softplan, Moacir Marafon. “Hoje só em Florianópolis são mais de 500 vagas abertas para desenvolvedores, para pessoas diretamente envolvidas em desenvolvimento de softwares e é um mundo em que as demandas cada vez crescem mais, são oportunidades para jovens e como se sabe que, com essas mudanças tecnológicas e inovações, aquilo que vale hoje, amanhã não vale mais”, disse. Por isso, Marafon considera de extrema importância que esses jovens tenham contato com as profissões mais cedo possível. “Há uma expectativa de que em 2025, 65% das oportunidades de trabalho vão ser diferentes das profissões de hoje. Por isso, esse curso vai fazer a diferença na carreira e na vida deles”, completou o empresário.

“A linguagem de programação é o futuro”, afirma o diretor de Inovação e Produtos do SENAI/SC, Roberto de Medeiros Júnior. Segundo ele, todos terão a mesma relevância que tem atualmente a língua inglesa para as diversas profissões. “A linguagem de programação será uma habilidade que não será restrita aos programadores; ela vai avançar para outras profissões”, disse. Neste cenário, profissionais de todas as áreas terão que ler e elaborar códigos, para utilizar sistemas de computação.

É esta a lógica que rege o curso lançado pelo SENAI. “Pretendemos que esses jovens sejam profissionais de alto potencial para setores como a indústria e serviços”, acrescenta Medeiros. “O curso cumpre uma função social e de atendimento a uma demanda de mercado”, diz.
Além das aulas no SENAI, os estudantes farão atividades complementares de desenvolvimento de competências socioemocionais (trabalho em equipe, pensamento crítico), sob a coordenação do Projeto Resgate. A Softplan fará uma curadoria, colaborando para o direcionamento das competências do curso e oferecerá vagas de estágio e emprego aos estudantes do curso. A Fundação Esag, por sua vez, fornecerá bolsas de estudos. Entre as ações coordenadas pelo Projeto Resgate está o desenvolvimento da cultura empreendedora, para soluções para questões sociais.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.