SENAI/SC está com inscrições abertas para 25 cursos profissionais na área de Gestão

Profissional pode atuar como gestor de pessoas, processos, dados, finanças e similares; no Brasil, rendimento médio para quem ocupa cargo é de R$ 8,6 mil

Florianópolis, 28.10.2024 – Referência em formação profissional e ensino de qualidade, o SENAI/SC está com inscrições abertas para 25 cursos profissionais EAD na área de Gestão.

Trata-se de oportunidade para profissionais de diferentes setores econômicos que atuam ou pretendem atuar com gestão de pessoas, processos, dados, finanças e afins.

No Brasil, a média salarial para gestores é de R$ 8.667 por mês, segundo estimativa do site Glassdoor que leva em conta dados de 2,1 mil gestores.

>>> Quer receber mais notícias como esta? Siga a Indústria News

Considerando todos os setores econômicos, os cargos de gestão são ocupados majoritariamente por homens: seis em cada 10 gestores no país são do sexo masculino, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A participação de mulheres, no entanto, vem aumentando. Nas áreas de educação e saúde, relacionadas a cuidado, elas já são maioria, de acordo com o IBGE.

EQUIPES

Entre as áreas de atuação, uma das mais comuns é a gestão de equipes, aquela em que o profissional acompanha as tarefas e o desempenho de colaboradores de um setor específico da empresa.

Nesta posição, as principais tarefas do gestor são coordenar, orientar e delegar tarefas com o objetivo de garantir que o setor execute o trabalho da melhor maneira e atinja os resultados esperados.

Um dos principais desafios do cargo é manter a harmonia do grupo. Para se ter ideia, 46% dos trabalhadores brasileiros sentem-se estressados, 25% tristes e 18% com raiva, segundo a edição 2024 da pesquisa State Of The Global Workplace, divulgada em setembro.

OPÇÕES

Na lista do SENAI/SC, uma das opções é o curso Gestão de Equipes, com 30 horas/aula. Entre os temas abordados estão processos de liderança, tomada de decisão, negociação, gestão de conflitos, comunicação, desempenho, cultura e clima organizacional.

>>> Confira lista com cursos de Gestão

Outra opção é o curso Liderando Equipes, com 10 horas/aula. Os participantes aprendem teoria de liderança, estilos de liderança e atribuições do líder na organização, nas rotinas de trabalho e na promoção da qualidade de vida no trabalho.

Aqueles que já ocupam cargo de gestão e desejam saber mais sobre controle de dados podem fazer o curso Interpretando Indicadores de Gestão, com 30 horas/aula. O conteúdo ensina como são calculados os indicadores financeiros e qual a influência deles nas tomadas de decisão.

>>> Conheça cursos do SENAI/SC em outras áreas

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC