Florianópolis, 09.07.2025 – O SENAI/SC assinou Termo de Cooperação com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, Pomerode e Gaspar (SIMMMEB) para a segunda fase do projeto da plataforma Nossa Escola Digital.
Em desenvolvimento, a ferramenta vai oferecer cursos autoinstrucionais aos associados do sindicato, que reúne mais de 230 empresas e 13 mil trabalhadores.
O termo foi assinado nesta terça (8), durante a Feira Multissetorial da Eletrometalmecânica, em Blumenau, com a presença de dirigentes do SIMMMEB, além de Tiago Manchini, gerente-executivo de Negócios Digitais do SESI e SENAI/SC, e Silvia De Pieri, gerente-executiva do SESI, SENAI e IEL no Vale do Itajaí.
A nova fase prevê liberar oficialmente o acesso à plataforma, oferecer cursos produzidos pelo SENAI/SC, desenvolver casos de referência voltados à realidade das empresas associadas e refinar as funcionalidades para ampliar o impacto no uso diário.
Segundo Manchini, a plataforma “democratiza o acesso à educação corporativa de qualidade e permite que as indústrias preparem seus trabalhadores de forma mais rápida, efetiva e alinhada às suas necessidades”.
PARCERIA
Para garantir estabilidade, segurança e custo-benefício, o SENAI/SC também firmou parceria com a AWS, plataforma de computação em nuvem da Amazon. O objetivo é entregar uma estrutura moderna e escalável para os usuários da plataforma.
O desenvolvimento começou em outubro de 2024, após solicitação do SIMMMEB. A primeira fase foi concluída em março deste ano, com a entrega de um piloto construído em parceria com o sindicato.
A plataforma foi desenvolvida em modelo personalizável, permitindo que o SIMMMEB e cada empresa usuária configurem sua identidade visual, trilhas formativas e a gestão do processo educacional conforme suas necessidades.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas