SENAI/SC e Prefeitura de Garuva ofertam cursos de qualificação profissional

São oferecidos 12 cursos aos trabalhadores do município como oportunidade de aperfeiçoamento profissional, melhor qualificação para mercado de trabalho e aumento da empregabilidade

Florianópolis, 08.6.2021 – O SENAI estará mais presente em Garuva, com a assinatura de um convênio com o Município para a oferta de cursos de qualificação para os trabalhadores do município. A mobilização para capacitar trabalhadores da cidade começou em março e envolve também a Associação Empresarial de Garuva (ACIG) e representantes de empresas locais. A meta é beneficiar 600 trabalhadores em 2021, o que representa 15% dos empregos formais de Garuva.

De acordo com o prefeito Rodrigo Adriany, o objetivo é promover uma mobilização comunitária e empresarial para superar a deficiência de profissionais que o município vem atravessando. Para ele, é fundamental iniciar um trabalho organizado e colaborativo para capacitar melhor os trabalhadores atuais e futuros do município de Garuva. “Isso não acontece da noite para o dia e não depende apenas do poder público, pelo contrário, é necessário que as empresas e a comunidade também se engajem neste processo de capacitação. Em parceria com o SENAI, nosso objetivo é desenvolver um Programa de Sustentabilidade Técnica, tornando Garuva autossuficiente em mão de obra preparada para as empresas locais", declarou o prefeito.

As empresas participantes no encontro endossaram a necessidade de uma ação conjunta, pois relataram ter um número expressivo de vagas abertas, porém não encontram candidatos com a capacitação necessária para assumir os postos de trabalho. Além disso, existe a necessidade constante de qualificar e requalificar os trabalhadores já empregados, com objetivo de melhorar a produtividade.
Marco Aurélio Prass Goetten, gerente executivo do SENAI na Regional Norte-Nordeste, destacou a importância de os municípios investirem em educação profissional. “Este é um passo fundamental para promover a competitividade do município, pois o investimento em educação é reconhecidamente a melhor forma de promover inclusão social e desenvolver a economia. Para nós, do SENAI, é uma satisfação participar deste movimento, e não mediremos esforços para qualificar o maior número de pessoas possível por meio dos nossos cursos”, ressaltou Goetten.

Entre os cursos ofertados estão:

Programador de Centro de Usinagem CNC;
Operador de Injetora de Plásticos;
Operador de Extrusora de Plásticos;
NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade – Básico;
NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade – Complementar;
NR 11 - Segurança na Operação de Empilhadeira de Pequeno Porte;
Metrologia Industrial;
Ajustador Mecânico;
Soldador MIG/MAG;
Pintor Industrial;
Desenho Técnico;
Operador de Equipamentos para Processamento de Madeira.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina