Central de Tutoria e Monitoria combina tecnologias digitais, tutores especializados e momentos de imersão presencial, garantindo uma formação completa para estudantes em diferentes regiões do país

Florianópolis, 15.10.2025 – O SENAI de Santa Catarina conquistou credenciamento do Departamento Nacional (DN) do SENAI para atuar como operador da Central de Tutoria e Monitoria (CTM) em oito áreas tecnológicas, consolidando o estado como referência nacional na execução da educação profissional a distância.

A CTM é responsável por organizar e executar a carga horária EAD dos cursos técnicos e de qualificação, assegurando padrões metodológicos e de qualidade em escala nacional. Criada como um modelo próprio do SENAI, a Central combina tecnologias digitais, tutores especializados e momentos de imersão presencial, garantindo uma formação completa para estudantes em diferentes regiões do país.

Segundo Fabrízio Pereira, diretor regional do SENAI/SC, a conquista reflete a solidez da operação catarinense. 

“A Central de Tutoria e Monitoria é uma inovação que leva a educação profissional para muito além das barreiras geográficas. Para Santa Catarina, significa assumir um papel estratégico na formação de talentos em áreas críticas da indústria, ampliando nossa contribuição para a competitividade do setor produtivo brasileiro”.

Imagem
jovem sorrindo enquanto digita no computador
Em 2024, a Central atendeu 18 estados, além do departamento nacional do SESI e do SENAI, totalizando 19,2 mil matrículas. Foto: Freepik

Evolução da CTM em números

Desde 2020, Santa Catarina coordena operações digitais do SENAI para todo o Brasil, ampliando ano a ano o alcance da CTM. Em 2020, foram cinco estados parceiros e 2.479 matrículas realizadas, enquanto que em 2024, a central atendeu 18 estados, além do departamento nacional do SESI e do SENAI, totalizando 19.200 matrículas.

Indústria no centro da formação

O credenciamento abrange oito áreas tecnológicas estratégicas, beneficiando diretamente setores como o metalmecânico, automotivo, eletroeletrônico, têxtil, tecnologia da informação, plástico, papel e celulose e logística.

Com isso, o SENAI/SC reforça sua missão de formar profissionais alinhados às demandas reais da indústria, apoiando empresas na digitalização, na robotização e na transição para novos modelos produtivos.

Escola Digital é destaque nacional

Outro indicador importante da Escola Digital do SENAI/SC, que concentra a gestão e oferta dos cursos a distância e está sob coordenação da CTM, é o Índice de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP). A métrica é do Sistema de Avaliação da Educação Profissional do SENAI e Santa Catarina obteve nota 8,3. Esse desempenho supera a meta nacional, de 7,7.

“A performance da Escola Digital comprova a qualidade da tutoria, da infraestrutura e do modelo pedagógico que Santa Catarina desenvolveu para o ensino técnico a distância. Esse é o tipo de inovação que amplia o acesso e mantém o padrão SENAI de excelência”, reforça Tiago Manchini, gerente-executivo de Negócios Digitais.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. 
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn