Florianópolis, 06.12.2024 – O robô de Difícil Acesso (RDR-A), desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação e Sistemas de Manufatura, de Joinville, em parceria com a Petrobras, foi finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024, entregue na semana passada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Este é o segundo ano consecutivo em que o projeto chega à fase final do Prêmio, sendo classificado com um dos três melhores projetos para o segmento, o mesmo aconteceu em 2023 quando apresentado em uma versão anterior à atual. Outro robô em construção no SENAI/SC, no Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados, o Annelida recebeu duas premiações, em 2019 (como finalista) e 2020 (vencedor). Tanto o RDA-R quanto o Annelida também foram reconhecidos no Prêmio Inventor Petrobras de 2022 e 2023.
O dispositivo tem foco na realização de atividades de revestimento (pintura) em locais com superfícies curvas, verticais ou com ângulos de inclinação negativos, que apresentam dificuldade à ação humana ou de outros dispositivos automatizados.
O conceito do projeto é um sistema de pintura de baixo peso, composto por um braço robótico, integrado a um veículo sustentado com sapatas magnéticas. O equipamento está em sua segunda fase de desenvolvimento. O projeto já foi testado em refinarias (REPAR e RPBC) e está sendo preparado para um teste em offshore.
Redução de riscos
O objetivo é auxiliar na manutenção de revestimentos metálicos de estruturas de extração e processamento de petróleo offshore (plataformas) e onshore (tanque e esferas de armazenamento das refinarias). Essa manutenção é primordial para a preservação das estruturas, tendo em vista a intensa exposição a agentes corrosivos. No modo tradicional, são utilizadas estruturas de acesso por andaimes, pontes rolantes e profissionais alpinistas. “Uma das principais propostas do RDA-R é reduzir a exposição de profissionais ao risco, um indicador conhecido como homem-hora exposto ao risco (HHER)”, destaca o pesquisador-chefe dos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, Luís Gonzaga Trabasso.
“O RDA-R é desdobramento de outros projetos desenvolvidos pelo Instituto SENAI com a Petrobras na mesma linha, de manutenção; ele é muito mais flexível e eficiente para minimizar a exposição humana ao risco”, afirma o coordenador de Inovação do Instituto SENAI, Ismael José Secco. “O conhecimento desenvolvido nos outros projetos foi transposto para esse robô”, acrescenta.
Sobre a Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia
Com uma rede composta por 28 institutos de inovação e mais de 60 institutos de tecnologia, o SENAI apoia a atualização tecnológica e o desenvolvimento de produtos e processos para a indústria brasileira. A rede oferece serviços de consultoria, metrologia e projetos de inovação, promovendo também parcerias com universidades, centros de pesquisa e investidores.
Em Santa Catarina, são 10 unidades, sendo três de inovação, que são referências nacionais em Processamento a Laser, Sistemas de Manufatura e Sistemas Embarcados. Os institutos de tecnologia em Alimentos e Bebidas, Cerâmica, Madeira e Mobiliário, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, Têxtil, Vestuário e Design atendem os principais segmentos da indústria catarinense. Já os institutos Ambiental e de Excelência Operacional oferecem soluções em sustentabilidade e melhoria de processos produtivos para qualquer setor.
Saiba mais:
- Rede SENAI de Inovação e Tecnologia em Santa Catarina
- Institutos SENAI de Inovação no Brasil
- Institutos SENAI de Tecnologia no Brasil
- Plataforma de Inovação na Indústria
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine. https://fiesc.com.br/news