Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI tem duas conquistas no 4º Prêmio PMI-SC Melhores do Ano

Projeto Banana Têxtil e Escritório de Projetos receberam a principal premiação em suas categorias; prêmio é iniciativa da Project Management Institute (seção SC), organização internacional com mais de 50 mil associados

Florianópolis, 23.10.2024 - O Escritório de Projetos dos Institutos de Inovação e Tecnologia, na categoria PMO, e o Banana Têxtil, na categoria Projetos, ambas iniciativas do SENAI, são vencedores do 4º Prêmio PMI-SC Melhores do Ano. O reconhecimento, que foi entregue na terça, 22, é concedido pela PMI-SC, seção catarinense da Project Management Institute, organização internacional composta por mais de 50 mil associados e focada no desenvolvimento do gerenciamento de projetos. Colaboradores do SENAI também conquistaram a premiação de melhor gestor de projetos e melhor gestor de PMO.

Banana Têxtil

Vencedora na categoria “Projetos”, a Industrialização da Fibra da Bananeira (Banana Têxtil) é desenvolvida em parceria com Altenburg, Grupo Eurofios, Musa da Terra e Pacoa Eco e tem a proposta de gerar viabilidade industrial para tecidos e barbantes ecológicos do fio elaborado a partir da fibra de bananeira. Financiado com recursos da Plataforma Inovação na Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no âmbito do SENAI o projeto é desenvolvido pelo Instituto SENAI/SC de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design.

A articulação das parcerias foi feita por Fabiana Bertoldi, que, em 2022, durante a pandemia, criou a Pacoa Eco, em Blumenau. Fabiana apresenta sua empresa como “uma marca de calçados com propósito sustentável”. Entre seus produtos estão calçados feitos com tecido produzido com a fibra da bananeira. Formada em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo e especialista em Calçados pelo Instituto Europeu de Design, Fabiana precisava de um fornecedor de matéria-prima e procurou, em São Francisco do Sul, a Musa da Terra, então chamada Ana Banana, de propriedade de Ana Cláudia da Silva. 

Ana extrai manualmente a fibra da banana e também produz peças artesanais com a matéria-prima. As duas empresárias perceberam que aquele modelo de extração limitaria a produção e Fabiana buscou ajuda do SENAI, conheceu as modalidades de financiamento e desenvolvimento de projetos e depois fez contatos com a Altenburg e a Eurofios, que acreditaram na proposta.

“O projeto é de sua importância para a Musa da Terra e para a Pacoa porque se a minha fornecedora de tecido não cresce, a minha marca também não cresce”, afirma Fabiana.

Além da extração e beneficiamento de fibra de banana, a Musa da Terra, que foi fundada em 2005, realiza oficinas para capacitar fornecedores em diferentes municípios. “Esse projeto é importante para a Musa da Terra porque vai agilizar os processos e a produção”, explica Ana. Assim, ela poderá se dedicar mais à produção das peças de artesanato, sem a necessidade de produzir o fio. 

Kaísa Kempfer Bassoli, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Altenburg, afirma que a sustentabilidade está no DNA da empresa. "Como marca pioneira no desenvolvimento de produtos de cama com um viés sustentável, estamos sempre buscando melhorar processos e inovar no que for possível dentro dessa premissa. Encaramos a participação no Banana Têxtil como uma experiência que nos permitiu ampliar ainda mais nossa visão sobre o desenvolvimento de produtos e as possibilidades existentes no mercado. Foi um experimento incrível, que nos conectou a profissionais e marcas com propósitos semelhantes aos nossos, que se preocupam com o presente e o futuro do planeta.”

 

Banana Têxtil
Equipe do SENAI que atua no Banana Têxtil (foto: divulgação)

Escritório de Projetos

O Escritório de Projetos do SENAI/SC foi criado em 2018 para integrar e padronizar a gestão dos projetos de Inovação e Tecnologia do SENAI/SC. A atuação engloba os projetos desenvolvidos nos três Institutos de Inovação e nos sete de Tecnologia. O desempenho da estrutura foi reconhecido na categoria PMO, que envolve a gestão de projetos. 

“É por meio do Escritório que garantimos o uso eficiente dos recursos envolvidos em cada iniciativa de inovação e de tecnologia”, explica o diretor regional do Senai, Fabrízio Pereira. “Essa estrutura controla aquisições e outros processos críticos para o SENAI e para as organizações parceiras”, acrescenta. Desta forma, os processos administrativos dos projetos de inovação e tecnologia seguem os requisitos — por exemplo, qualidade, prazos, formas de contratação — da origem dos recursos envolvidos e previamente estabelecidos. 

O Escritório de Projetos realiza a gestão de stakeholders, analisa riscos e geração de valor para o cliente, assegurando que todos os interessados estejam alinhados com os objetivos do projeto e que os riscos sejam identificados, avaliados e mitigados de maneira eficaz. A comunicação com clientes e equipes técnicas é outra prática central, visando manter um fluxo constante e transparente de informações, garantindo que todos os envolvidos tenham clareza sobre o andamento dos projetos, suas expectativas e entregas.

Desta forma, o Escritório faz a gestão dos recursos mobilizados para a inovação e tecnologia, que em 2023 alcançou o volume de R$ 346 milhões.

Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia

Com uma rede composta por 28 institutos de inovação e mais de 60 institutos de tecnologia, o SENAI apoia a atualização tecnológica e o desenvolvimento de produtos e processos para a indústria brasileira. A rede oferece serviços de consultoria, metrologia e projetos de inovação, promovendo também parcerias com universidades, centros de pesquisa e investidores.

Em Santa Catarina, são 10 unidades, sendo três de inovação, que são referências nacionais em Processamento a Laser, Sistemas de Manufatura e Sistemas Embarcados. Os institutos de tecnologia em Alimentos e Bebidas, Cerâmica, Madeira e Mobiliário, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, Têxtil, Vestuário e Design atendem os principais segmentos da indústria catarinense. Já os institutos Ambiental e de Excelência Operacional oferecem soluções em sustentabilidade e melhoria de processos produtivos para qualquer setor.

Saiba mais:

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC 
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor 
 

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.  Assine
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn