Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI-SC é Top of Mind em ensino técnico

Entidade foi reconhecida na 28ª edição do prêmio, iniciativa do Grupo NSC. A cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 24, em Florianópolis

Florianópolis, 24.8.2023 -  O SENAI/SC é a marca mais lembrada em Santa Catarina no ensino técnico e profissionalizante, de acordo com o Prêmio Top of Mind, realizado pelo Grupo NSC. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta quinta-feira (24), na FIESC, em Florianópolis. 

O SENAI/SC está investindo R$ 16,5 milhões na implantação de 30 laboratórios que potencializam a oferta de formação para a indústria 4.0, dentro da iniciativa nacional intitulada SENAI + Digital. A proposta é ampliar a oferta de profissionais qualificados e habilitados nas tecnologias 4.0 e garantir aos seus egressos os elevados índices de empregabilidade que caracterizam a instituição. Desta forma, a entidade da FIESC está se consolidando como referência em formação profissional no estado, condição que lhe outorga o prêmio Top of Mind em 14 edições consecutivas. 

De acordo com o diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, os investimentos consolidam a qualidade do ensino profissional e superior da instituição a patamares equivalentes aos observados em países da Europa, por exemplo. “São tecnologias presentes em países desenvolvidos, onde o ensino profissionalizante é bastante valorizado. Viabilizar a oferta de formação focada na indústria 4.0 vai assegurar que o setor tenha à disposição profissionais especializados e mantenha a capacidade de inovar”, afirma Pereira.

“O propósito é disseminar os conceitos da indústria 4.0 como um tema transversal em todos as formações do SENAI”, explica a gerente de educação do SENAI e do SESI em Santa Catarina, Adriana Paula Cassol. 

Entre os itens que compõem os laboratórios, está o kit didático composto por quatro bancadas (estoque, processo, montagem e expedição) e que incluem recursos de sistemas de visão, computação em nuvem, internet das coisas (IoT), robótica colaborativa, inteligência artificial, entre outras.

Para Alex Kuhnen, gerente da área de Educação 4.0 do SENAI, a indústria 4.0 interliga diferentes tecnologias para habilitar um processo de decisão com maior qualidade e velocidade. “A indústria está cada vez mais conectada e digital. Assim, tópicos relacionados à quarta revolução industrial passaram a ser incorporados aos cursos da entidade como temas centrais ou transversais”, acrescenta.

Para efetivar a iniciativa, os docentes envolvidos com os laboratórios 4.0 já começaram as diversas formações para utilizar as novas tecnologias na formação dos trabalhadores.

Como é feita a pesquisa: O Top Of Mind está em sua 28ª edição. A pesquisa é realizada sem múltiplas escolhas, fazendo com que o consumidor participante mencione de forma espontânea a primeira marca associada à categoria. Neste ano, 37 categorias foram reconhecidas, divididas entre: Top População e Top Executivos. 

Pautada no tempo, essa edição busca evidenciar as marcas que estão sempre presentes na memória. Seja pela excelência de seus produtos ou serviços, pela construção de relevância da marca ou ainda pelo impacto gerado na sociedade. A verdade é que há diversos motivos que podem consolidar uma marca como Top of Mind, mas o tempo e a constância são um pilar fundamental.

Com informações do Grupo NSC
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn