Agenda em Xiamen incluiu aplicações de realidade virtual na educação e discussão de padrões internacionais em áreas de alta tecnologia

Florianópolis, 09.09.2025 – A missão do SENAI à China cumpriu nesta terça (9) duas agendas estratégicas em Xiamen, envolvendo tecnologias imersivas e a consolidação de padrões internacionais de desempenho em áreas de alta complexidade.

Na visita à empresa Radical 3, especializada em simulações e virtualização industrial, a delegação conheceu plataformas que permitem desmontar e remontar estruturas virtuais, com uso de softwares avançados e óculos de realidade aumentada e virtual, incluindo o Apple Vision Pro. O recurso possibilita visualizar máquinas em detalhes, ampliando peças individuais para estudo e operação.

As discussões trataram do potencial da tecnologia para uso em manutenção preventiva e preditiva, além da aplicação no ensino profissionalizante, ampliando a prática sem riscos físicos.

Imagem
c
Fabrízio Pereira, diretor regional do SENAI/SC (de paletó), participou de encontro na BRICS Academy

REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS

Na BRICS Academy, foi dada continuidade ao plano de trabalho conjunto, com foco na definição de padrões globais em áreas como inteligência artificial, IoT industrial, drones, cibersegurança, novos materiais, manufatura avançada e setor espacial.

“As conversas incluíram a adaptação dos currículos do SENAI a referências internacionais e sua divulgação junto a indústrias chinesas”, disse Fabrízio Pereira, diretor regional do SENAI/SC.

Também foi planejada a criação de uma cooperação contínua entre professores, pesquisadores e alunos das instituições parceiras, com reuniões frequentes para acelerar a implementação das ações.

Os resultados esperados incluem a divulgação do currículo do SENAI no mercado chinês, o fortalecimento da cooperação em tecnologias emergentes e a consolidação do papel da instituição como referência entre os BRICS na formação de profissionais para a indústria do futuro.

OBJETIVO

No plano geral, o objetivo da viagem é fortalecer a educação profissional no Brasil, além da cooperação entre Brasil e China no âmbito do BRICS, grupo formado por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul para colaboração econômica e tecnológica.

Imagem
c
Painel saúda delegação do SENAI, que cumpre agenda em diferentes regiões da China

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn