Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI Joinville terá centro de formação em metalurgia e fundição

O projeto foi apresentado para a Associação Brasileira de Fundição e profissionais do setor

Florianópolis, 26.11.2020 – O SENAI Joinville apresentou nesta quarta-feira, 25, o projeto para a instalação do centro de formação na área da metalurgia e fundição na unidade Norte. Em reunião, promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e pela Associação Brasileira de Fundição (Abifa), o SENAI apresentou a estrutura que está sendo ampliada e terá 300m² para abrigar o centro e a grade dos cursos que oferecerá para formação de profissionais para as indústrias de Fundição.

No início de novembro, a Federação das Indústrias já havia entregue um laboratório de manufatura avançada que beneficiará estudantes do SENAI na região de Joinville. O espaço recebeu R$ 3,5 milhões de investimentos e oferece uma série de equipamentos para o ensino profissionalizante nas áreas mecânica, eletromecânica, mecatrônica, automação, fabricação mecânica, metalurgia e fundição. (Clique para ler mais).

Evair Oenning, vice-presidente da FIESC Regional Norte Nordeste, mostrou dados que tornam o SENAI Joinville apto a ampliar a sua estrutura para a oferta de cursos de qualificação profissional. “Atualmente somos responsáveis por 41% dos cursos técnicos oferecidos pelo mercado local. O setor de fundição necessita de cursos específicos atualizados e capital humano para atender à indústria da região”, garantiu.

Dados complementares, apresentados pelo diretor Regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, justificam a criação do projeto. Joinville emprega 95 mil pessoas na indústria, sendo 24 mil na área de metalurgia/fundição. “O que nos trouxe até aqui não nos garante êxito no futuro. Estamos começando um novo capítulo na formação de profissionais para essa área”, assinalou.

A Abifa apoia e participa da criação do Centro. Afonso Gonzaga, presidente da entidade, citou exemplos de outras regiões que estão ampliando a formação de profissionais para o setor. “Estou muito à vontade para contribuir no desenvolvimento do centro tecnológico para o setor metalúrgico da região. O Centro vai fortalecer a formação de profissionais para setor em Santa Catarina”, disse Gonzaga.

Desde 2018, o SENAI desenvolve junto com a Tupy, maior fundição da América Latina, curso técnico em Metalurgia in company, lembrou Luis Carlos Guedes, conselheiro da FIESC. “O curso está sendo revisado e mostra que nós, em Joinville, estamos vivendo um novo ciclo para a indústria de fundição. O Centro irá colocar os profissionais do setor no mesmo nível das indústrias 4.0”, prevê Guedes.

O centro

O centro de formação em metalurgia e fundição está sendo implantado na unidade Norte do SENAI Joinville e deverá estar concluído no primeiro semestre do próximo ano, incorporando alguns dos atuais laboratórios e com novos investimentos. A área de 300m² irá contar com laboratórios e equipamentos para a realização de todos os cursos oferecidos pela instituição na área de metalurgia. A matriz curricular dos cursos foi formatada para atender às necessidades das indústrias, com conteúdos voltados também para automação e a indústria 4.0, um dos diferenciais dos cursos. A implantação do Centro contará ainda com parceria de empresas do setor, apoiadoras do projeto.


Com informações da Logos
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.