SENAI Joinville terá centro de formação em metalurgia e fundição

O projeto foi apresentado para a Associação Brasileira de Fundição e profissionais do setor

Florianópolis, 26.11.2020 – O SENAI Joinville apresentou nesta quarta-feira, 25, o projeto para a instalação do centro de formação na área da metalurgia e fundição na unidade Norte. Em reunião, promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e pela Associação Brasileira de Fundição (Abifa), o SENAI apresentou a estrutura que está sendo ampliada e terá 300m² para abrigar o centro e a grade dos cursos que oferecerá para formação de profissionais para as indústrias de Fundição.

No início de novembro, a Federação das Indústrias já havia entregue um laboratório de manufatura avançada que beneficiará estudantes do SENAI na região de Joinville. O espaço recebeu R$ 3,5 milhões de investimentos e oferece uma série de equipamentos para o ensino profissionalizante nas áreas mecânica, eletromecânica, mecatrônica, automação, fabricação mecânica, metalurgia e fundição. (Clique para ler mais).

Evair Oenning, vice-presidente da FIESC Regional Norte Nordeste, mostrou dados que tornam o SENAI Joinville apto a ampliar a sua estrutura para a oferta de cursos de qualificação profissional. “Atualmente somos responsáveis por 41% dos cursos técnicos oferecidos pelo mercado local. O setor de fundição necessita de cursos específicos atualizados e capital humano para atender à indústria da região”, garantiu.

Dados complementares, apresentados pelo diretor Regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, justificam a criação do projeto. Joinville emprega 95 mil pessoas na indústria, sendo 24 mil na área de metalurgia/fundição. “O que nos trouxe até aqui não nos garante êxito no futuro. Estamos começando um novo capítulo na formação de profissionais para essa área”, assinalou.

A Abifa apoia e participa da criação do Centro. Afonso Gonzaga, presidente da entidade, citou exemplos de outras regiões que estão ampliando a formação de profissionais para o setor. “Estou muito à vontade para contribuir no desenvolvimento do centro tecnológico para o setor metalúrgico da região. O Centro vai fortalecer a formação de profissionais para setor em Santa Catarina”, disse Gonzaga.

Desde 2018, o SENAI desenvolve junto com a Tupy, maior fundição da América Latina, curso técnico em Metalurgia in company, lembrou Luis Carlos Guedes, conselheiro da FIESC. “O curso está sendo revisado e mostra que nós, em Joinville, estamos vivendo um novo ciclo para a indústria de fundição. O Centro irá colocar os profissionais do setor no mesmo nível das indústrias 4.0”, prevê Guedes.

O centro

O centro de formação em metalurgia e fundição está sendo implantado na unidade Norte do SENAI Joinville e deverá estar concluído no primeiro semestre do próximo ano, incorporando alguns dos atuais laboratórios e com novos investimentos. A área de 300m² irá contar com laboratórios e equipamentos para a realização de todos os cursos oferecidos pela instituição na área de metalurgia. A matriz curricular dos cursos foi formatada para atender às necessidades das indústrias, com conteúdos voltados também para automação e a indústria 4.0, um dos diferenciais dos cursos. A implantação do Centro contará ainda com parceria de empresas do setor, apoiadoras do projeto.

Com informações da Logos
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina