Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI faz inventário para mensurar emissões de gases de efeito estufa na indústria

Micro, pequenas e médias empresas dos seis maiores setores industriais podem participar gratuitamente inscrevendo-se até o dia 10 de abril; ação é do Hub de Descarbonização FIESC, iniciativa que será lançada nesta quarta-feira, dia 3, no evento Radar Reinvenção

Florianópolis, 1°.4.2024 - A Federação das Indústrias (FIESC) está com inscrições abertas para que empresas de micro, pequeno e médio portes dos setores de alimentos, construção, serviços industriais, máquinas e materiais elétricos, têxtil e vestuário participem, voluntariamente, do inventário que visa mensurar as emissões de gases de efeito estufa setoriais de Santa Catarina. O estudo, que será conduzido pelo Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental, é uma ação do Hub de Descarbonização FIESC, iniciativa que visa mobilizar os setores produtivos, governo, universidades e centros de pesquisa para acelerar a descarbonização em Santa Catarina. 

:: Clique aqui para inscrever a sua indústria.  

Serão inventariadas as emissões de 40 indústrias e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 abril. “Esta é uma grande oportunidade para que empresas compreendam e gerenciem as emissões de gases de efeito estufa de suas atividades. Teremos um inventário setorial por amostragem para traçar um plano de contingência, para migrarmos para um modelo de economia de baixo carbono”, explica Charles Leber, especialista do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental.  

A rede de institutos do SENAI vem atuando para que as empresas acelerem sua adaptação a transportes e fontes de energia menos poluentes. Além da conversão de motores a combustão para eletricidade, o Instituto SENAI de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis, com atuação em todo o país, auxilia na gestão mais eficiente de energia, uso de fontes renováveis e na inserção da indústria no mercado livre de energia.

Há oportunidades para descarbonizar a indústria no consumo de energia, gerenciamento de frota, transporte e distribuição, transporte de colaboradores, tratamento de resíduos, geração de calor, sistemas de refrigeração, viagens a serviço ou então compensar suas emissões residuais, por meio da aquisição de créditos de carbono, por exemplo. 

Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.