Rio do Sul, 10.4.2024 - O SENAI de Rio do Sul e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (Simmmers) celebraram 50 anos de fundação nesta terça-feira, dia 9. A cerimônia foi marcada por homenagens a instituições e personalidades que contribuíram para a atuação das entidades na região.
“A FIESC é uma associação de sindicatos da indústria e o Simmmers é um sindicato representativo, não só aqui no Alto Vale, mas em todo o estado. Este é um momento importante, que coincide com os 50 anos do SENAI em Rio do Sul, então temos muito a celebrar”, disse Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias (FIESC).
“É com orgulho que comemoramos 50 anos de uma história muito bonita, feita por várias gerações e que trouxe frutos importantes. Hoje, nossa região é a quarta mais industrializada no estado, em termos per capita, isso se deve ao setor metalmecânico em conjunto com os demais setores”, comentou André Armin Odebrecht, presidente do Simmmers e vice-presidente da FIESC para a Região do Alto Vale.
A FIESC anunciou recentemente um investimento de mais de R$ 64 milhões na construção do novo SENAI, junto ao SESI. “A jornada que estamos fazendo trará um diferencial para o estado, com a formação dos estudantes em competências exigidas pelo mundo do trabalho. A nova unidade vai oferecer ensino médio do SESI e as formações profissionais do SENAI”, explicou Fabrizio Machado Pereira, diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC.
Aguiar e o prefeito de Rio do Sul, José Eduardo Thomé, assinaram termo de cessão de uso do SENAI no bairro Barragem à prefeitura municipal de Rio do Sul. A estrutura, que passará por reforma, vai receber alunos do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli (CEPLAS), além de ampliar o projeto Escola de Profissões, que atende alunos das séries finais do ensino fundamental, no contraturno escolar, em parceria com entidades, entre elas o SENAI.
Estiveram presentes na solenidade representantes de sindicatos industriais, instituições de ensino, vereadores, empresários, lideranças da FIESC e entidades da sociedade civil.
FaberUp e análise de dados
Aguiar também participou das entregas das salas de atividades do FaberUp, rede de inovação do IEL que conecta empresas inovadoras por meio da troca de experiências, e do Observatório FIESC - ambos têm como foco a ampliação da competitividade das indústrias.
“Estes dois pólos são fundamentais para a região. Os ambientes podem ser utilizados para reuniões e eventos do FaberUp, que conta hoje com 329 empresas participantes. Além disso, teremos dois profissionais da vice-presidência à disposição dos empresários para auxiliar no acesso das informações no portal do Observatório”, explicou Eliza Coral, gerente-executiva do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC