SENAI e Schulz Automotiva investem em projeto para reduzir acidentes rodoviários

O projeto, destinado à formação de estudantes e profissionais da área automotiva, foi desenvolvido em parceria entre a Schulz Automotiva e o SENAI em Joinville

Florianópolis, 17.5.2022 – Em busca de uma alternativa para reduzir acidentes associados à manutenção de freios em caminhões, o SENAI/SC, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), e a empresa Schulz Automotiva, de Joinville, lançaram um projeto inovador para a formação de estudantes dos cursos técnicos e profissionais da área automotiva. A solução veio em forma de um chassi de caminhão (com 5 metros de comprimento e 750 kg de peso), equipado com todas as peças do sistema de freios, como compressores de freios, em dimensões reais, com suas ligações eletroeletrônicas, linhas hidráulicas e pneumáticas.

“Esta iniciativa tem o foco na redução de acidentes de trânsito, que tiram vidas, incapacitam pessoas, criam dificuldades para as famílias e elevam custos de transporte”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. “Os profissionais de manutenção automotiva têm papel importantíssimo neste contexto”, destaca Aguiar. Ele lembra que se trata de uma ação eminentemente social, inclusive para a empresa, que cumpre sua agenda de ESG (sigla em inglês para sustentabilidade ambiental, social e de governança).

Denominado Módulo Didático para Capacitação em Freios, a estrutura é totalmente funcional e seu tamanho permite que seja transportado para salas e laboratórios de cursos. O módulo também possibilita simular erros de funcionamento para realização de treinamentos na prática. “Além de capacitações relacionadas à montagem e desmontagem correta de componentes que fazem parte de um sistema de freios e identificação de pontos de desgaste, o módulo conta também com elementos da indústria 4.0. Por meio de realidade aumentada é possível que o aluno conheça as peças Schulz Automotiva digitalmente em 3D. O módulo conta ainda com sensores que coletam dados dos componentes em tempo real, que podem ser acessados na nuvem e analisados pelos estudantes”, ressalta Marco Aurélio Prass Goetten, gerente executivo do SENAI de Joinville.

O autor da ideia conceitual do projeto é Bruno Salmeron, COO da Schulz Automotiva. Preocupado com o grande número de acidentes rodoviários provocados pela falta de manutenção dos freios, o executivo levou o desafio para o SENAI Joinville, que em conjunto com os profissionais da companhia, trabalharam durante dois anos na formatação da plataforma. “Quantas pessoas serão beneficiadas com a redução no número de acidentes rodoviários com os treinamentos que serão oferecidos? É um sonho realizado, e não realizei sozinho. É o futuro da indústria e da sustentabilidade”, destaca Salmeron.

O Módulo esteve exposto no estande da Schulz Automotiva na Autopar - Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva, em Pinhais/PR, de 11 a 14 de maio. Agora está na unidade Sul do SENAI em Joinville, para formação dos estudantes do curso técnico em Manutenção Automotiva. Nos próximos dias será exposto no Perini Business Park.

Sobre o SENAI/SC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem como objetivo estimular a inovação industrial por meio da educação, consultoria, pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos que são decisivos para a competitividade das empresas do Estado e do Brasil. É um dos cincos maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina e reconhecido como modelo de educação profissional, pela qualidade dos serviços que promove e pela aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que capacitam profissionais em cursos presenciais e a distância, formando trabalhadores aptos a contribuir para o desenvolvimento da indústria.
No estado de Santa Catarina, onde integra a FIESC, a entidade realizou 93,8 mil matrículas em cursos, em uma estrutura composta por 52 unidades de educação profissional e um Centro Universitário (com a sede e mais quatro campi) e 15 unidades móveis. No total, são 609 laboratórios didáticos fixos e 330 salas de aula. No ano, seus sete institutos de tecnologia e três de inovação realizaram 30,6 mil horas de consultoria e 306,5 mil ensaios metrológicos, além de terem mobilizado quase R$ 200 milhões em 55 projetos de inovação.

Sobre a Schulz Automotiva

A Schulz S.A. é uma empresa genuinamente brasileira e catarinense, localizada em Joinville (SC). Fundada em 1963, como uma metalúrgica dedicada à fabricação de peças para o segmento automotivo, agrícola e de construção, hoje é uma empresa de classe global e capital aberto, sendo fornecedora mundial de componentes fundidos, usinados, pintados e montados de subsistemas automotivos, além dos itens destinados à reposição como compressores de freio e demais componentes para o sistema de freios de caminhões e implementos.

A empresa, juntamente com sua irmã focada em compressores, emprega atualmente mais de 3,6 mil colaboradores. Em 2021, fechou o ano com um faturamento recorde de mais de R$ 2 bilhões e crescimento de 59,7% comparado ao ano anterior.

Com informações da Logos

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC