SENAI e NASA promovem hackathon para solucionar desafios na Terra e no espaço

Space Apps Challenge reúne neste fim de semana (18 a 20 de outubro) codificadores, cientistas, designers, contadores de histórias, fabricantes, tecnólogos e outros profissionais para encontrar soluções para problemas identificados pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês)

Florianópolis, 18.10.2019 – O Instituto SENAI de Inovação, no Sapiens Parque, recebe a partir desta sexta-feira (18) codificadores, cientistas, designers, contadores de histórias, fabricantes, tecnólogos e outros profissionais para participar do Space Apps Challenge, hackathon promovido pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês). No evento que ocorre até domingo (20), os participantes deverão encontrar soluções para os desafios apresentados pela NASA. Entre as premiações na disputa de Florianópolis estão um curso de astronauta na NASA, consultorias, mentorias e co-working com empresas de tecnologia.

:: Saiba mais sobre o evento.

O SpaceApps Challenge é uma maratona internacional que ocorre simultaneamente em vários locais do mundo. No Brasil, além de Florianópolis, outras 13 cidades promovem o desafio. Equipes multidisciplinares se envolvem com dados abertos e gratuitos da NASA para lidar com problemas reais. A solução colaborativa resulta em soluções de código aberto para os desafios propostos pela NASA. Em 2018, a maratona realizou 200 eventos que envolveram mais de 18 mil participantes em 75 países.

O Instituto SENAI de Inovação apoia com infraestrutura e na organização do evento. Além disso, pesquisadores do Instituto estão entre os mentores da maratona e da banca de jurados.

Confira a programação completa:
18/10 (sexta-feira)
Ciclo I – Starter Experience

O primeiro dia do Hackathon será de apresentações das empresas apoiadoras e mentores, que estarão dispostos em locais fixos com palestras/treinamento a cada hora para rotação entre membros das equipes que poderão frequentar esses keynotes e workshops e trocar conhecimento conforme sua necessidade mapeada.
As equipes terão tempo para estruturar, planejar, dividir tarefas, testar seus equipamentos e acesso à rede.

Palco Central - Apresentação inicial do evento, dos patrocinadores, colaboradores, estrutura do evento, regras gerais.

19/10 (sábado)
Ciclo II – Deep Experience

No segundo dia do Hackathon, todas as equipes contarão com espaços fixos para pesquisa e desenvolvimento de soluções, uma prototipação e teste de produto (Kit com Placa de circuito integrado caso necessário, com auxílio e produção pelo innovationLab do SENAI) acesso à sala, por um tempo determinado para brainstorms e reuniões privadas (rotativo entre equipes), a partir do acesso de informações abertas exclusivo ao Evento, fornecidas pela NASA.
Mentores e apoiadores vão prestar serviço e assistência às equipes.

Palco Central
MANHÃ: Participações especiais no palco principal apresentarão keynotes (participação compulsória). Workshops específicos em sala privativa (participação eletiva).
TARDE: Participações especiais em formato de fórum de debates e entrevista para todos os convidados trocarem conhecimento sobre o mercado e ecossistema de inovação local.
NOITE: Alguns participantes com histórias e experiências em hackathons e no mercado de inovação local estarão contando suas histórias inspiradoras

20/10 (domingo)
Ciclo III – The Challenge Choice Award

Durante o terceiro e último dia do Evento, as equipes farão apresentação (Pitch) de 10 minutos à banca de mentores para receberem pré-avaliação e ajustes. E terão mais 30 minutos para fazer correções e ajustes finais.
Em seguida terão 15 minutos para apresentação final de seus trabalhos aos jurados e participantes do evento.
A banca de jurados fará sua avaliação e determinação final dos ganhadores
O encerramento conta com apresentação de agenda para o evento em 2020 e atividades para dar continuidade as oportunidades ligadas aos projetos até o final de 2019.

Palco Central
MANHÃ
: Exposição, ajuste e apresentação final dos projetos por equipe.
TARDE: Banca e Divulgação dos ganhadores.
NOITE: Distribuição de prêmios, testemunhos e encerramento.

imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244