Space Apps Challenge reúne codificadores, cientistas, designers, contadores de histórias, fabricantes, tecnólogos e outros profissionais para encontrar soluções para problemas identificados pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês)

Florianópolis, 18.10.2019 – O Instituto SENAI de Inovação, no Sapiens Parque, recebe a partir desta sexta-feira (18) codificadores, cientistas, designers, contadores de histórias, fabricantes, tecnólogos e outros profissionais para participar do Space Apps Challenge, hackathon promovido pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, na sigla em inglês). No evento que ocorre até domingo (20), os participantes deverão encontrar soluções para os desafios apresentados pela NASA.

:: Saiba mais sobre o evento e inscreva-se.

O SpaceApps Challenge é uma maratona internacional que ocorre simultaneamente em vários locais do mundo. No Brasil, além de Florianópolis, outras 13 cidades promovem o desafio. Equipes multidisciplinares se envolvem com dados abertos e gratuitos da NASA para lidar com problemas reais. A solução colaborativa resulta em soluções de código aberto para os desafios propostos pela NASA. Em 2018, a maratona realizou 200 eventos que envolveram mais de 18 mil participantes em 75 países.

Pesquisadores do Instituto SENAI de Inovação estarão entre os mentores da maratona e participarão da banca de jurados.

Confira a programação completa:
18/10 (sexta-feira)
Ciclo I – Starter Experience

O primeiro dia do Hackathon será de apresentações das empresas apoiadoras e mentores, que estarão dispostos em locais fixos com palestras/treinamento a cada hora para rotação entre membros das equipes que poderão frequentar esses keynotes e workshops e trocar conhecimento conforme sua necessidade mapeada.
As equipes terão tempo para estruturar, planejar, dividir tarefas, testar seus equipamentos e acesso à rede.

Palco Central - Apresentação inicial do evento, dos patrocinadores, colaboradores, estrutura do evento, regras gerais.

19/10 (sábado)
Ciclo II – Deep Experience

No segundo dia do Hackathon, todas as equipes contarão com espaços fixos para pesquisa e desenvolvimento de soluções, uma prototipação e teste de produto (Kit com Placa de circuito integrado caso necessário, com auxílio e produção pelo innovationLab do SENAI) acesso à sala, por um tempo determinado para brainstorms e reuniões privadas (rotativo entre equipes), a partir do acesso de informações abertas exclusivo ao Evento, fornecidas pela NASA.
Mentores e apoiadores vão prestar serviço e assistência às equipes.

Palco Central
MANHÃ: Participações especiais no palco principal apresentarão keynotes (participação compulsória). Workshops específicos em sala privativa (participação eletiva).
TARDE: Participações especiais em formato de fórum de debates e entrevista para todos os convidados trocarem conhecimento sobre o mercado e ecossistema de inovação local.
NOITE: Alguns participantes com histórias e experiências em hackathons e no mercado de inovação local estarão contando suas histórias inspiradoras

20/10 (domingo)
Ciclo III – The Challenge Choice Award

Durante o terceiro e último dia do Evento, as equipes farão apresentação (Pitch) de 10 minutos à banca de mentores para receberem pré-avaliação e ajustes. E terão mais 30 minutos para fazer correções e ajustes finais.
Em seguida terão 15 minutos para apresentação final de seus trabalhos aos jurados e participantes do evento.
A banca de jurados fará sua avaliação e determinação final dos ganhadores
O encerramento conta com apresentação de agenda para o evento em 2020 e atividades para dar continuidade as oportunidades ligadas aos projetos até o final de 2019.

Palco Central
MANHÃ
: Exposição, ajuste e apresentação final dos projetos por equipe.
TARDE: Banca e Divulgação dos ganhadores.
NOITE: Distribuição de prêmios, testemunhos e encerramento.

imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244