Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI e Inmetro lançam plataforma de metrologia para indústria de alimentos e bebidas

Sistema vai ajudar micros, pequenas e médias indústrias a aumentar o nível de qualidade e competitividade de produtos

Florianópolis, 12.12.2023 - Os serviços de metrologia oferecidos pelo Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos e Bebidas de Chapecó estão agora mais facilmente acessíveis a micro, pequenas e médias indústrias de todo país. Foi lançada nesta terça (12) uma plataforma que dá informações e permite a contratação de ensaios online, indicando ainda cuidados com o envio das amostras.

A plataforma está disponível em plataformametrologia.com.br

A iniciativa é fruto de parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
No total, são oferecidas mais de 380 variações de ensaios para 90 produtos diferentes, a serem realizados em Chapecó ou nos institutos de Goiânia (Goiás), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Petrolina (Pernambuco).

Como funciona a plataforma

Na plataforma, o cliente escolhe e compra os ensaios desejados para o produto. Em seguida, prepara a amostra para ensaio, conforme instruções recebidas, e envia a amostra para o laboratório do Instituto SENAI de Tecnologia. O laboratório recebe as amostras e realiza os ensaios contratados. O cliente recebe o relatório com os resultados dos ensaios contratados na plataforma on-line.

Futuramente, a plataforma também ofertará outros serviços metrológicos, como calibrações, material de referência e ensaios de proficiência, desde a escolha do serviço, por parte do cliente, até o recebimento dos resultados, além de oferecer soluções logísticas para transporte de amostras, materiais e instrumentos e disponibilizar o pagamento on-line pela plataforma.

Objetivos com o serviço

Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, a Plataforma vai “ajudar empresas que precisam mostrar evidências de que seus produtos atendem a requisitos de qualidade e segurança especificados por outros órgãos, como a Anvisa e o Ministério da Agricultura”.

O diretor geral do SENAI, Gustavo Leal, destaca que “a atividade metrológica no ambiente industrial é indispensável para a confiabilidade do que é produzido e oferecido para a sociedade”.

Rede de institutos de tecnologia

O SENAI conta com uma rede de 98 unidades em todo o Brasil, com 232 laboratórios, que realizam serviços metrológicos para mais de 18 setores industriais. Para o setor de alimentos e bebidas, os laboratórios realizam as principais análises físico-químicas e biológicas que são exigidas pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura.

Com informações da CNI.
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn