SENAI de SC e IFSC firmam parceria para inovação na indústria

Cooperação entre as duas instituições vai ocorrer por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de conferências, seminários e outros eventos científicos e tecnológicos promovidos conjuntamente

Florianópolis, 16.8.2021 – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI/SC), entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) assinaram um termo de cooperação para intercâmbio de conhecimentos e tecnologia para a promoção de inovação na indústria catarinense. O ato ocorreu durante reunião da diretoria da FIESC, nesta sexta-feira, dia 13.

O acordo prevê a cooperação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de conferências, seminários e outros eventos científicos e tecnológicos promovidos conjuntamente. O diretor regional do SENAI/SC, Fabrízio Machado Pereira informou que a cooperação já avança em três iniciativas. “Um deles é a participação do SENAI no desenvolvimento de projetos de mobilidade elétrica e que já envolve o IFSC, a Celesc, a Aneel e a Embrapii. Outro é a participação do IFSC no MBI de Mobilidade Elétrica em Jaraguá do Sul. E a terceira iniciativa é uma parceria binacional, na área de revestimento metálico a laser de altíssima velocidade”, disse. Este projeto envolve o Instituto SENAI de Inovação em Processamento Laser, o IFSC, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o fundo Cornet e o Instituto Fraunhofer, os dois últimos da Alemanha. Já o MBI em Mobilidade Elétrica teve seu início nesta segunda-feira (16).

“Encontramos nesta parceria uma oportunidade de oxigenarmos os processos, principalmente de pesquisa, na relação nacional e internacional. Já temos iniciativas que se tornam viáveis a partir desta assinatura, principalmente com a Alemanha, que é algo que estamos bastante focados na questão da digitalização dos processos e indústria 4.0”, explicou o reitor do IFSC, André Dala Possa.

Além de Pereira e de Dala Possa, o primeiro vice-presidente da FIESC, Gilberto Seleme, assinou o documento.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR