Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI cria aplicativo que mapeia habilidades requeridas em ocupações industriais

Por meio do Habilit Pro é possível identificar as competências necessárias para diversas funções e estruturar uma trilha de aprendizagem customizada


Florianópolis, 10.8.2022 - Identificar as competências necessárias para diversas funções e estruturar uma trilha de aprendizagem customizada é o objetivo de uma metodologia desenvolvida pelo SENAI, entidade da FIESC. A iniciativa, chamada de Habiliti Pro, faz uso de aplicativo que mapeia as habilidades requeridas em ocupações industriais para solucionar lacunas no desenvolvimento de competências, atuando efetivamente nos pontos que precisam ser aperfeiçoados em uma ocupação.
 
A partir da análise de competências, os especialistas do SENAI elaboram um diagnóstico, com validação prática de profissionais sênior da ocupação e do setor de recursos humanos da empresa no ambiente de trabalho, e apresentam uma trilha de formações para a solução dos gaps identificados.

"Este diagnóstico permite que a construção da trilha de capacitação seja customizada e certeira, permitindo uma formação conforme as reais necessidades da empresa”, explica Thiago Korb, gerente de educação básica e profissional do SESI e do SENAI.  

Ao final de cada formação, os colaboradores são avaliados pela supervisão direta da ocupação, que verifica como está ocorrendo a transferência da aprendizagem para a prática do trabalho. Assim, é possível verificar não somente o conhecimento teórico mas a assertividade da capacitação a partir do dia a dia deste colaborador na indústria. 

A empresa Altenburg, indústria têxtil de Blumenau, contou com a nova metodologia para desenvolver 27 lideranças. Foram 120 horas de formação com trilha de aprendizagem traçada após o diagnóstico. “A Altenburg sempre foi uma empresa que procurou favorecer o desenvolvimento das suas pessoas. Nós temos ciência há muito tempo da importância do conhecimento, do valor das pessoas para se construir algo e esse é o nosso propósito em qualificar cada vez mais o nosso pessoal, para que eles possam desenvolver mais, pois é só por meio das pessoas que se consegue bons resultados”, afirma o presidente da companhia, Rui Altenburg. 

As empresas interessadas em participar do programa e oferecer a capacitação aos colaboradores podem entrar em contato diretamente com o SENAI da sua região.


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.