SENAI completa 60 anos em Blumenau e entrega Instituto de Tecnologia Ambiental

Entidade contabiliza 250 mil matrículas realizadas no município e oferece 58 cursos, da aprendizagem industrial à pós-graduação

Florianópolis, 17.11.2015 – O SENAI/SC, entidade da FIESC, comemorou nesta segunda-feira (16) seus 60 anos de funcionamento em Blumenau. Ao longo destes anos, a escola já realizou 250 mil matrículas, atuando também na prestação de serviços de consultoria e pesquisa para indústrias. Na solenidade, foi realizada ainda a entrega do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental.

“A inauguração de um espaço dessa importância, que irá contribuir para ações de gestão ambiental não só em Blumenau, mas em toda a região, faz valer todo o esforço que empenhamos. Com certeza, vamos continuar investindo em conhecimento, inovação e tecnologia”, afirmou o vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr.

A primeira unidade do SENAI foi inaugurada na cidade no mês de novembro de 1955, focada inicialmente na formação voltada às profissões de mecânica e eletricidade. Além da unidade educacional e do instituto ambiental, a entidade realiza a implementação do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e de Confecções. No total, os alunos têm à disposição 60 laboratórios, onde são oferecidos 58 cursos, da aprendizagem industrial à pós-graduação. Outros 150 módulos de curta duração são disponibilizados em Blumenau.

Entre as áreas atendidas estão mecânica, eletrotécnica, construção, panificação e confeitaria, informática, ambiente, moda, confecção e vestuário.  Parte deste trabalho é viabilizada através de parcerias com sindicatos patronais do setor produtivo. Além disso, a entidade oferece cursos nas áreas moveleira, têxtil e gráfica com o sistema de ensino dual. Pelo modelo, as aulas teóricas acontecem no SENAI e as atividades práticas são desenvolvidas diretamente nas linhas de produção das fábricas parceiras.

Instituto - O Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental possui infraestrutura física e pessoas qualificadas para a prestação de serviços de alto valor agregado, atendendo a diferentes segmentos industriais, de forma transversal. Já em operação, ele oferece serviços de análises laboratoriais, consultoria especializada e pesquisa aplicada a processos e produtos. A unidade tem 27 pesquisadores e conta com plataformas tecnológicas de águas e efluentes, energia e emissões, saneamento e resíduos.

Este é o quarto instituto SENAI entregue em Santa Catarina. Em 2014 foram inaugurados os institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, em Joinville, de Tecnologia em Logística, em Itajaí e de Tecnologia em Automação e Tecnologia da Informação e Comunicação, em Florianópolis. Blumenau receberá ainda um instituto de tecnologia têxtil.

No total, Santa Catarina terá três institutos de inovação e sete de tecnologia, envolvendo investimentos de R$ 174 milhões. A implantação das unidades integra programa da CNI que tem orçamento da ordem de R$ 2 bilhões, com parte dos recursos oriunda do BNDES. Este montante será aplicado em 60 institutos de tecnologia e 26 institutos de inovação.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC