SENAI ajuda indústria a aplicar atmosfera modificada em alimentos embalados

Procedimento ajuda a ampliar a vida útil dos produtos, mantendo a qualidade e reduzindo custos

Florianópolis, 22.7.2024 – A mudança da atmosfera no interior das embalagens é uma das formas de ampliar a vida útil de produtos alimentícios, diminuindo a necessidade de conservantes e preservando a qualidade. Embora já consolidada no mercado, esta tecnologia começa a se disseminar para empresas de menor porte graças a fatores como a diminuição dos custos associados.

Para apoiar o setor a adotar este recurso, o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, sediado em Chapecó, presta serviços de consultoria e ensaios às indústrias interessadas. O tema foi apresentado pela pesquisadora e consultora Katia Joana Verdi Perin na Câmara da Indústria de Panificação e Confeitaria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), na sexta (18).

Tecnologia cada vez mais acessível

“Ainda há um estigma da parte das pequenas empresas de que seja uma tecnologia extremamente cara e acessível apenas às grandes organizações”, disse Katia. “Mesmo assim, aos poucos esta percepção vai se transformando, o que ajuda inclusive as indústrias de pequeno porte a aumentar sua competitividade”, completa.

O principal ganho de produtividade é o aumento da vida útil – o prazo de validade – dos alimentos. Na prática, a atmosfera do interior das embalagem é substituída por outros gases ou uma composição deles, mais comumente o nitrogênio e o dióxido de carbono. Esta mudança de atmosfera, com a completa vedação da embalagem, evita o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem deteriorar o produto. “Evidentemente, a nova composição não é nociva à saúde do consumidor”.

“O segredo é compreender qual é a melhor composição de gases para cada produto, considerando sua formulação, pH, atividade de água, e a própria embalagem”, afirma a pesquisadora. Esta especificação é feita pelo Instituto SENAI, por meio das consultorias e ensaios.

Saiba mais sobre a consultoria

Para conhecer o serviço, os interessados podem acessar o site do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas ou contatar por e-mail - istalimentos@sc.senai.br - (49) 3321 7324.

Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia

O SENAI possui, em todo o país, uma rede de 27 institutos de inovação (sendo três deles em SC) e 62 de tecnologia, dos quais sete no estado catarinense. A atuação desses institutos está focada em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, consultorias e testes e ensaios metrológicos acreditados para aprimorar e desenvolver processos e produtos industriais. Clique nos links para saber mais sobre:

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.  Assine.