Florianópolis, 24.3.2016 – A cogeração de energia será debatida no dia 6 de abril, durante reunião da Câmara de Assuntos de Energia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O encontro será na entidade, em Florianópolis, das 13h45 às 17 horas. Entre os temas da pauta estão a evolução do mercado de geração de energia e os desafios futuros; as oportunidades de cogeração em Santa Catarina, tarifas de gás natural para a cogeração e a comercialização de energia elétrica produzida na cogeração, além de linhas de financiamento.
Estão confirmadas as presenças do presidente da Associação das Indústrias de Cogeração de Energia (Cogen), Newton Duarte; do professor da UFSC, Edson Bazzo; do gerente de planejamento da SCGás, Marcos André Tottene, além de representantes da Celesc e do BRDE.
A cogeração é a produção simultânea e de forma sequenciada de duas ou mais formas de energia, a partir de um único combustível. O processo mais comum é a produção de eletricidade e energia térmica (calor ou frio) a partir do uso de gás natural ou de biomassa, por exemplo.
Conforme dados da Cogen, os primeiros sistemas de cogeração instalados ao redor do mundo datam da primeira década do século 20. Nessa época, era muito rara a produção centralizada de energia elétrica. Ainda não existiam as grandes centrais geradoras pela inexistência de uma tecnologia eficiente. Era comum o próprio consumidor de energia elétrica instalar sua própria central de geração de energia.
Entre as vantagens da cogeração estão a economia de investimentos em transmissão e distribuição de energia, elevada eficiência energética quando comparado aos sistemas tradicionais de geração de eletricidade através de termelétricas. Também tem menor custo de energia (elétrica e térmica); maior confiabilidade de fornecimento e melhor qualidade da energia produzida.
Os interessados em participar do encontro devem confirmar presença pelo e-mail camara.energia@fiesc.com.br. Informações adicionais pelo telefone 48 3241-4330.
Clique aqui e veja a programação completa do seminário.
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080
imprensa@fiesc.com.br