Florianópolis, 28.03.25 - A Schaefer Yachts exporta 40% da sua produção para os Estados Unidos, informou o fundador da empresa, Márcio Schaefer, durante o CEO Coffee AMCHAM SC, evento que aproxima empresários catarinenses do mercado norte-americano. A iniciativa foi realizada em parceria com a Federação das Indústrias (FIESC), na quarta-feira, dia 26, no estaleiro da Schaefer, em Florianópolis.
“Temos uma relação de longa data com os Estados Unidos. Começamos pequenos e estamos cada vez mais investindo na América”, disse ele, destacando que a empresa importa muitos insumos e componentes dos EUA. “Inclusive, somos parceiros de muitas fábricas norte-americanas que sempre estiveram presentes nos nossos projetos”, completou.
Márcio explicou que, antes de ingressar no mercado norte-americano, a empresa analisou as oportunidades e houve uma adaptação dos produtos que poderiam ser vendidos lá. “Os produtos recentes que temos lançado já foram desenhados para os Estados Unidos. Então, é uma parceria de muitos anos e temos pensado sempre em evoluir”, declarou.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, disse que a Schaefer representa exatamente o espírito das empresas catarinenses: são nascidas no estado, crescem e se expandem para outros países, apesar dos desafios impostos pelo ambiente de negócios. “Santa Catarina é responsável pela produção de 70% dos barcos de lazer brasileiros. Os Estados Unidos são o nosso principal parceiro comercial. Temos aqui uma indústria competitiva, ousada e que consegue atender a vários mercados mundiais”, afirmou, alertando para as sobretaxas às exportações brasileiras impostas pelos Estados Unidos.
Por videoconferência, o ex-embaixador Rubens Barbosa, que atuou em Washington e conhece profundamente o mercado norte-americano, disse que
“o setor empresarial tem que ter presente que as medidas que o governo Trump está tomando representam, em grande medida, o fim das relações comerciais previsíveis - relações comerciais que foram governadas por regras criadas pelos próprios Estados Unidos. Vamos ter daqui para frente novas formas de relação comercial”, afirmou.
Jason Green, cônsul dos Estados Unidos, disse que Brasil e EUA têm uma parceria histórica de 200 anos. “Esse encontro é uma oportunidade única para compartilhar perspectivas e oportunidades”, finalizou.