SCGás inaugura gasoduto até Lages para atender consumidores da Serra

Construção de 220 km de dutos levou 14 anos e custou R$ 350 milhões; obra é considerada feito de engenharia pelas dificuldades técnicas e tecnologia envolvida

Florianópolis, 17.10.24 - A SCGás inaugurou nesta quarta-feira, 16, o Projeto Serra Catarinense, um gasoduto de 220 km que conecta várias cidades da região serrana, de Indaial a Lages. O projeto teve início em dezembro de 2010 e consumiu investimentos de mais de R$ 350 milhões na construção, que exigiu soluções de engenharia avançadas e tecnologias poucas vezes usadas no país.

“Foi um trabalho longo, foram 14 anos de obra e uma circunstância bastante incomum, bastante difícil com a subida do Vale do Itajaí, um ambiente rochoso, rios a serem atravessados. Então foi uma obra muito expressiva e é a maior obra de interiorização de gás natural no Brasil. Por isso realmente requereu o engajamento muito grande das equipes, tanto dos colaboradores, funcionários da SCGÁS como das empresas contratadas”, comemorou o presidente da SCGÁS, Otmar Muller. Entre os desafios da obra a SCGás destaca as travessias dos rios Itajaí, Canoas, Hercílio, paredões de rochas e rodovias.

Segundo ele, o objetivo da interiorização do gás natural é ampliar oportunidades de desenvolvimento econômico, fornecendo o insumo para a indústria, postos de combustíveis, comércios e residências. A partir de Lages, a SCGás pode levar o gás de caminhão para cidades próximas, em uma raio de cerca de 100 km. Antes da inauguração do gasoduto, Lages era abastecida com o modal Gás Natural Comprimido (GNC).

O objetivo do projeto é impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, fornecendo gás natural para indústrias, postos de combustíveis, comércios e residências. Além de atender a indústrias e postos de combustíveis, também apresenta um potencial de consumo de 30 mil metros cúbicos por dia. A expansão urbana em Lages já conta com diversos clientes, incluindo hotéis e restaurantes, além de planos para novos projetos residenciais na região.

Com informações da SECOM

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.