SC vence em cinco categorias no Prêmio Nacional de Inovação

Empresas Nanoscoping, de Florianópolis, com três troféus, e Christal, de Timbó, foram premiadas; Florianópolis foi reconhecida como o melhor Ecossistema de Inovação de Grande Porte

Florianópolis, 27.09.2023 - Santa Catarina venceu em cinco categorias do Prêmio Nacional de Inovação, que teve seu resultado divulgado na noite desta terça-feira (26) em São Paulo. A empresa Nanoscoping, de Florianópolis, venceu em duas categorias entre as pequenas empresas: Inovação de Produto e Inovação em Saúde e Segurança no Trabalho. Além disso, Letícia Mazzarino, co-fundadora da Nanoscoping,  conquistou o prêmio na categoria Pesquisador Inovador.

Já a Christal, de Timbó, conquistou o prêmio de Inovação para Sustentabilidade entre as médias empresas, enquanto a cidade de Florianópolis venceu na categoria Ecossistema de Inovação de Grande Porte.

O prêmio é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“O trabalho dos finalistas mostra que devemos traçar o caminho para o futuro com investimentos que fomentem a pesquisa, a ciência e a inovação. Só assim poderemos acompanhar e dar respostas adequadas às mudanças tecnológicas que estão transformando os modelos de produção e de consumo em todo o mundo”, afirmou, na premiação, o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi.

Confira os vencedores:

Modalidade 1 - Pequenos Negócios

Prêmios: Inovação em Produto, Inovação em Processo, Inovação para Sustentabilidade e Gestão da Inovação.

Vencedores: Nanoscoping (SC), Deep (SP), Solos (BA) e Brintell (DF), respectivamente.

Finalistas: Isobloco (AL), Nanoativa (SC), Nanoscoping (SC), Brintell (SC), Ninho do Verde Compostagem (PI), Paraoil (PA), Match It (SP), Tributei (AP), Deep (SP), Solos (BA) e Brintell (DF).

Modalidade 2 – Médias Empresas

Vencedores: Televale (MG), Paranoá (SP), Christal (SC) e Akaer (SP), respectivamente.

Finalistas: Televale (MG), Akaer (SP), Tuzzi (SP), Paranoá (SP), Tecnospeed (PR), Christal (SC), BMD Têxteis, Kemia Tratamento de Efluentes (SC) e Nanovetores (SC).

Modalidade 3 – Grandes Empresas

Vencedores: Enel (SP), Suzano Papel e Celulose (BA), Natura (SP), Embraer (SP).

Finalistas: Enel (SP), Suzano (BA), Tupy (SC), Suzano Papel e Celulose (BA), Aker Solutions (PR), Cargill Alimentos (SP), Natura (SP), Embraer (SP).

Ecossistemas de Inovação

Categorias: Pequeno Porte, Médio Porte e Grande Porte

Vencedores: Pro_Move Lajeado (RS), Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Itajubá (MG); e Ecossistema de Inovação de Florianópolis (SC), respectivamente.

Finalistas: Pro_Move Lajeado (RS), Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (PR), Ecossistema de Inovação de Balsas (MA), Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação Itajubá (MG), Bioma de Inovação de Maringá (PR), Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (PR), Ecossistema de Inovação de Florianópolis (SC), Pacto Alegre (RS) e Ecossistema de Inovação de Curitiba – Vale do Pinhão (PR).

Pesquisadores Inovadores

Vencedores: Letícia Mazzarino (SC), Pascoal Pagliuso (SP) e Gustavo Tonoli (MG).

Finalistas: Letícia Mazzarino (SC), João Paulo Longo (DF), Robson Tramontina (SP), Pascoal Pagliuso (SP), Emerson Fachin Martins (DF), Felipe Vannucchi de Camargo (SP), Gustavo Tonoli (MG) e Luís Alberto Pereira (RS).

Além da premiação, os vencedores poderão indicar representantes para participar de Master em Business Innovation (MBI) do SENAI, e de imersões em ecossistemas de inovação nacional e internacional.

Todas as instituições inscritas receberão um relatório com feedbacks e comparações, com a média dos percentuais de pontuação das candidaturas da mesma modalidade, ao final da sua avaliação.

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A premiação é voltada para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A premiação não avalia projetos isolados e sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas.

Com informações da CNI