Florianópolis, 12.1.2023 - Santa Catarina gerou 129,4 mil novos postos formais de trabalho, no acumulado de janeiro a novembro de 2022. De acordo com a avaliação do Observatório FIESC, o ranking é composto pelo setor de serviços, que abriu 68,9 mil vagas, seguido pela indústria, com 40,5 mil oportunidades, e em terceiro lugar o do comércio, que ofertou 18,5 mil empregos.
Com a proximidade do fim do ano, muitas vagas são abertas, aquecendo a economia do estado. Por isso, os maiores saldos no mês de novembro foram registrados em atividades de serviços ligadas ao turismo, com a abertura de 1,7 mil novos postos de trabalho formais em restaurantes, no transporte rodoviário de carga e em hotéis.
Na indústria, a fabricação de material elétrico e eletrônico para veículos automotores liderou os segmentos que mais empregaram no mês de novembro. Com 330 vagas, a atividade ficou à frente do abate de suínos (174). Em terceiro lugar, a construção de rodovias e ferrovias gerou 164 novos colaboradores no mercado de trabalho.
No comércio, os principais destaques na geração de empregos em novembro foram as atividades de supermercados (1.211) e hipermercados (935), além das vendas de vestuário e acessórios (772) e de calçados e artigos de viagem (317). “Os bons índices no comércio também são reflexos do movimento sazonal de maior fluxo nas lojas”, ressaltou a economista do Observatório FIESC, Camila de Oliveira.
Mesmo diante do aumento das vagas, a indústria registrou saldo negativo de 5,8 mil empregos formais em novembro, o que significou a segunda queda consecutiva, influenciada pelo aumento dos custos em financiamentos, pelas incertezas associadas às eleições e pela desaceleração da economia internacional.
A indústria ocupou o segundo lugar no ranking dos setores que mais empregaram em 2022, segundo análise do Observatório FIESC