Florianópolis, 21.08.2017 – Mais de 32,9 mil atendimentos foram registrados neste sábado (19) na 7ª edição do Dia Nacional da Construção Social em Santa Catarina. O evento, que ocorreu, simultaneamente, nas cidades de Brusque, Joinville e Blumenau reuniu cerca de 5,9 mil pessoas, incluindo empresários, trabalhadores da construção civil e seus familiares. A comunidade teve acesso a serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer, educação e cidadania, além de atividades recreativas, esportivas, culturais e participação em sorteio de brindes.
Nas três cidades catarinenses, o SESI colocou à disposição um espaço exclusivo com informações sobre Segurança e Saúde no Trabalho. Trabalhadores tiveram experiências com o tema por meio de um circuito interativo que contou com um jogo sobre segurança, outro de completar as frases e um jingle. Com o slogan nacional “Minhas escolhas, meu país”, o DNCS 2017 mostrou que as escolhas de cada indivíduo podem fazer a diferença e promover transformações que se deseja para o País. O evento ocorreu em 31 municípios do Brasil.
Mario Cezar de Aguiar, 1º vice-presidente da FIESC, destacou a importância do evento por promover a saúde, a segurança e a cidadania. "O Dia Nacional da Construção Social estimula a integração entre os trabalhadores do setor e seus familiares com diversas opções de serviços, lazer e cultura. As pessoas têm a possibilidade de realizar várias atividades num mesmo espaço", destacou Aguiar.
O superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, lembrou a importância da construção civil para a economia do Estado e do País. "O SESI se preocupa com a saúde e a segurança do trabalhador e este evento promove a conscientização para ações que irão melhorar a segurança tanto no trabalho como em seus próprios lares", frisou Pereira.
Brusque
Em Brusque, o DNCS iniciou pela manhã, com o Momento Empresarial, destinado aos empresários da construção e do mobiliário e convidados, que participaram de uma palestra com o médico do trabalho e membro do SESI Nacional, Dr. Gustavo Nicolai. Ele falou sobre: “SST – Custo ou investimento e E-Social”, assunto que está sendo discutido em todos os setores. “Temos ferramentas gratuitas na internet onde as empresas conseguem identificar e conhecer a sua realidade em termos de custos com acidentes”, informa o médico. Nicolai também falou sobre o E-Social, que faz com que as empresas sejam obrigadas a enviar dados sobre contratação de trabalhadores.
Durante a tarde, foram realizados diversos serviços gratuitos como corte de cabelo, sessão de cinema, pintura facial, maquiagem, massagem, brincadeiras para crianças, orientações na área de saúde, segurança no trabalho, apresentação de dança, zumba, teste de visão, distribuição de lanche e sorteio de brindes. Entre as novidades muito procuradas pela população, estavam o agendamento de cadastro biométrico e a confecção de carteiras de identidade.
O servente José Pereira das Flores levou a família para o Dia Nacional da Construção Social, esposa, filhos, irmãos e primos. Ele foi o ganhador de uma bicicleta no sorteio de brindes. “Participo todos os anos e acho muito importante. Não temos tempo de fazer exames e aproveitar tantos serviços como esses oferecidos aqui, então facilita bastante. Além disso, em eventos passados, ganhei outra bicicleta e um eletrodoméstico”, contou.
Joinville
Os participantes puderam desfrutar de atividades educativas, recreativas, de cidadania e de integração, além de alimentação e sorteio de prêmios e brindes, entre eles uma moto CG zero quilômetro, 10 bicicletas, 5 micro-ondas e dois televisores de 40 polegadas. Uma das novidades deste ano em Joinville foi a participação do Instituto Geral de Perícias (IGP), com um estande para a emissão de carteiras de identidade (RG).
Na área de saúde e cidadania teve avaliação odontológica, orientação nutricional, testes de glicemia e visão, corte de cabelo e barbearia, massoterapia e oficina de remédios genéricos, entre outros. Entre as atrações estavam os caminhões do SESI Ciências, SENAI NR 35 e participação do SESI Robótica. A programação ainda contou com atividades culturais, esportivas e recreativas, brinquedos infantis, pintura facial, torneio de pênalti e atrações musicais.
Elizete da Silva Nogueira soube do evento na empresa e achou uma ótima oportunidade para cuidar da saúde e desfrutar de momentos de lazer com as filhas. "Pelo teste de visão, fui orientada a procurar um especialista porque foi identificado um problema. Havia realizado este exame há seis meses. Estou aproveitando todas as opções oferecidas para avaliar como está minha saúde", relatou. O casal Tiago e Janaina foram acompanhados dos filhos Daniel, de 8 anos, e Mateus, de 5. "Sabemos que muitos trabalhadores nem sempre dispõem de tantas opções para cuidar da saúde e ao mesmo tempo. É a primeira vez que participamos, e queremos mais", comemorou Janaina.
Blumenau
Das 14h às 17h30min, quem marcou presença no Complexo Esportivo Bernardo Werner, no bairro Vorstadt, teve a chance de participar de brincadeiras, cortar o cabelo, fazer maquiagem, emitir documento de identidade e até receber orientações nutricionais. Além disso, o público também concorreu a brindes exclusivos por meio de sorteios ao longo do evento.
A enfermeira Carmen Pires Bertoldi, 44 anos, se divertiu na companhia do marido e do filho de dois anos. "Todos os anos a gente vem e é sempre muito bom aproveitar um evento que é feito para a indústria. Proporciona alegria para as famílias e principalmente para as crianças", destacou. A auxiliar de serviços gerais Márcia Suely, 37 anos, também aprovou a iniciativa. Observada pelo marido, a irmã, o sobrinho e o filho, foi uma das muitas mulheres maquiadas por profissionais no evento. "É muito bom termos acesso a uma programação diferente na cidade", disse ela.
Em seus dez anos de existência o Dia Nacional da Construção Social já realizou mais de 3,68 milhões de atendimentos para cerca de 728,8 mil pessoas. Promovido pela CBIC, por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo SESI Nacional, o Dia Nacional da Construção Social é uma promoção da CBIC e do SESI Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil e no nível local conta com o apoio dos Sindicatos das Indústrias da Construção (Sinduscons) e das unidades do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconcis).
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina