Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SC reforça conexão econômica e cultural com a França

Na FIESC, embaixador da França reconhece a historiadora Mônica Cristina Corrêa por sua pesquisa sobre a história dos pilotos franceses da Aéropostale, especialmente, Saint-Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe

Florianópolis, 24.02.24 - Em solenidade na FIESC, nesta segunda-feira, dia 24, o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, concedeu o grau de Oficial da Ordem do Mérito à historiadora Mônica Cristina Corrêa. A iniciativa do governo francês reconhece a pesquisa e o trabalho dela sobre a vida e a obra do escritor e piloto francês Saint-Exupéry — autor do livro O Pequeno Príncipe — e sobre a Aéropostale — companhia de correio aéreo francês, que fazia escala em Florianópolis na década de 1920.

Essa conexão de Florianópolis com a França foi a matéria de capa da edição 265 da revista Icare, publicação francesa especializada em aviação. Nela, Mônica, que assina a reportagem, destaca a presença da Aeropostale por Florianópolis, além de apresentar um dossiê com o resultado da pesquisa sobre a passagem de Saint-Exupéry pelo Brasil.

Na reportagem, Mônica observa que, em Florianópolis, falar de Saint-Exupéry é falar antes de “Zeperri”, apelido que lhe foi atribuído dada a difícil pronúncia de seu nome em português. E “Zeperri” tornou-se um personagem da tradição local, especialmente no bairro Campeche, onde o piloto passou.

A publicação destaca, ainda, os nomes de várias ruas do Campeche que homenageiam a Aéropostale e, sobretudo, seu piloto Saint-Exupéry: “Avenida Pequeno Príncipe”, servidão “Saint-Exupéry”, rua da “Aviação Francesa”, servidão “dos Pilotos”, ou em edifícios como “Parc de l’Aviateur”, “Latécoère”, etc.

Comércio: no campo econômico, a França é um importante parceiro comercial de Santa Catarina. No ano passado, as exportações do estado ao país europeu totalizaram US$ 87,9 milhões. Entre os principais produtos embarcados destacam-se: móveis, motores elétricos e partes e acessórios para veículos. Santa Catarina importou US$ 341,4 milhões da França. Entre os principais produtos comprados no período estão: medicamentos embalados, perfumes, maquiagens e produtos imunológicos.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn