SC mantém 2ª colocação como estado mais competitivo do país

Contudo, ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira, dia 21, mostra perda de posições em temas importantes, como sustentabilidade ambiental e educação, alerta FIESC

Florianópolis, 21.08.24 - Santa Catarina manteve a segunda posição como estado mais competitivo do país, atrás apenas de São Paulo, aponta a 13ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira, dia 21, pelo Centro de Liderança Pública (CLP). “Sempre temos dito que infraestrutura é nosso maior problema e que uma evolução nessa área poderia nos colocar na primeira posição. Mas o novo ranking traz alertas para outros temas importantes à nossa competitividade, nos quais perdemos posições”, afirma o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar.

O relatório destaca que o estado ocupa a 1ª colocação nos pilares: Capital Humano, Segurança Pública e Sustentabilidade Social, e a 3ª colocação nos de Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura e Inovação. Contudo, Santa Catarina perdeu posições nos pilares de Potencial de Mercado (-6), Sustentabilidade Ambiental (-5) e Educação (-4). “Precisamos avaliar os motivos para estes resultados e corrigir essas questões rapidamente, para que não percamos investimentos e mercado”, destaca Aguiar.

O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado há 13 anos pelo CLP. Na edição 2024, as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos, considerados fundamentais para a promoção da competitividade e a melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. A ação conta com a parceria técnica da Tendências Consultoria.