No evento, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou que a nova rota fortalecerá o transporte aéreo de carga, com melhor custo-benefício para a indústria; no ano passado, Santa Catarina movimentou 1,3 bilhão de dólares em carga aérea internacional


Florianópolis, 10.08.2020 – A Floripa Airport e a LATAM deram início nesta segunda-feira (10) à nova rota cargueira semanal Miami-Florianópolis. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, acompanhou o primeiro pouso da aeronave no Aeroporto Internacional de Florianópolis. A nova operação fortalecerá o comércio internacional catarinense, oferecendo melhor custo-benefício para a indústria.
 
“Esta é uma grande contribuição para a competitividade da indústria catarinense, que usa intensivamente o transporte aéreo de carga. A consolidação de uma linha semanal direta para Miami é um verdadeiro marco no transporte aéreo do estado, pois permitirá ampliar o uso deste modal”, disse Aguiar. No ano passado, Santa Catarina movimentou 1,3 bilhão de dólares. Mais de 95% disso usou outros aeroportos, principalmente São Paulo, obrigando a utilização de rodovias. “Isso compromete prazos e desfigura a grande vantagem do frete aéreo, que é a agilidade”, destacou. 

A rota, até o presente momento inédita em Santa Catarina, representa uma opção ágil e de melhor custo-benefício para a indústria da região. A nova operação se tornou possível depois que a Floripa Airport realizou uma série de melhorias de infraestrutura de pátio e pista. As obras garantiram a homologação do aeroporto em outubro de 2019, por parte da ANAC, para receber aeronaves de código D e E, como o boeing 747-300F, que será usado pela LATAM na nova operação. A empresa é a maior transportadora de carga aérea da América Latina.
 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina