Estudantes, pais, professores e comunidade podem acompanhar gratuitamente nesta sexta e sábado (9 e 10) a etapa regional do desafio da FLL que evidencia os benefícios de implementar o ensino da robótica nos currículos escolares


Florianópolis, 09.04.2021 - O SESI, entidade da FIESC, deu início nesta sexta-feira (9) à etapa regional do torneio de robótica da First Lego League (FLL). São 85 estudantes da Escola S, integrada por SESI e SENAI, e de escolas da rede pública e privada disputando vaga na fase nacional do desafio que nesta temporada visa incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

Na abertura do evento, o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, destacou o desejo dos estudantes de experimentar e criar robôs autônomos, num ambiente diferenciado e estimulador. “Oferecemos uma metodologia compatível com os interesses dos alunos e com as demandas contemporâneas da sociedade e da indústria, contribuindo para o engajamento das carreiras de engenharia e tecnologia, de forma desafiadora, inteligente e atrativa”, frisou. “Por isso, o torneio afirma para a sociedade que a formação científica e tecnológica pode ter início na educação básica, que nossas crianças e jovens, protagonistas do futuro, produzem respostas a partir de desafios estimulantes, que juntos usamos a criatividade e a persistência para resolver problemas, e que o SESI constrói com a indústria um amanhã mais promissor”, complementou.

Marcos Sousa, do departamento nacional do SESI, salientou que a temporada Replay é histórica, não só por estar acontecendo de maneira remota, no meio de uma pandemia. “Ela mostra também que o Brasil não deixou a peteca cair, a gente não reduz a nossa margem, a gente acelera com responsabilidade e muita alegria. Temos certeza de que da etapa regional vão sair projetos incríveis e que serão levados ao Festival Nacional que acontece daqui algumas semanas”, garante Sousa, que é responsável pela operação nacional do torneio da FLL.  

Estudantes, pais, professores e a comunidade podem acompanhar gratuitamente os dois dias do evento que evidencia os benefícios de implementar o ensino da robótica nos currículos escolares. Conteúdos exclusivos sobre robótica, desafios ao vivo e depoimentos de quem já vivenciou esta experiência estão entre as atrações do torneio. 

>> Acompanhe o Torneio SESI de Robótica FLL.  

Neste sábado (10), o SESI transmite a partir das 16 horas o desafio dos robôs na arena. As avaliações dos projetos de pesquisa ocorrem em salas virtuais com cada equipe participante. O principal ambiente de avaliação será a FIRST REH (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da FIRST desenvolvida especialmente para os torneios on-line. Confira como funcionará esta plataforma. Às 17h45 tem início a cerimônia de premiação.   


 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina