SC e Reino Unido focam cooperação em educação, tecnologia e internacionalização

Temas foram abordados entre a FIESC e o Consulado Britânico em São Paulo, durante reunião nesta terça-feira (16), em Florianópolis

Florianópolis, 16.10.2018 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Consulado-Geral Britânico em São Paulo vão atuar em conjunto para avançar nas áreas de educação, tecnologia e internacionalização. Os temas foram abordados em reunião na FIESC, nesta terça-feira (16), em Florianópolis. A cônsul-adjunta, Renata Ramalhosa, propôs o desenvolvimento de um projeto-piloto em Santa Catarina para aumentar o ensino da língua inglesa nas escolas. “Nosso sonho é levar o idioma inglês para todo o Brasil. Fizemos um estudo e vimos que Santa Catarina é um dos estados mais preparados para iniciarmos isso”, disse Renata, acrescentando que há um grupo de trabalho que está discutindo a melhor forma de fazer a inserção no currículo e como formar professores. “Essa é a proposta, mas somos flexíveis. Queremos adaptar nossa oferta ao que faz sentido para cada estado”, disse.

O presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, destacou o interesse da entidade e colocou SESI e SENAI à disposição para avançar na área. “Somos parceiros nesse intercâmbio. O ensino do inglês é extremamente importante”, reforçou. SESI e SENAI unem-se, a partir de 2019, na oferta do ensino médio em Santa Catarina, estando o SESI responsável pela educação básica e o SENAI pelo conteúdo profissionalizante. O SESI é a maior rede privada de educação básica do país, composta por mais de 500 escolas e aproximadamente 300 mil estudantes em todo o território nacional. Os alunos têm acesso a metodologias e tecnologias educacionais diferenciadas como games educativos, atividades “mão na massa” e robótica. Aguiar também destacou o perfil da indústria catarinense, que responde por praticamente 30% do PIB do estado, e lembrou que o setor é o mais diversificado do País. Em relação à internacionalização, o presidente da FIESC informou que uma das propostas da gestão dele é avançar nessa área.

Comércio: Santa Catarina exportou US$ 259 milhões ao Reino Unido em 2017. Os principais produtos embarcados foram carnes e miudezas, partes de motor, móveis e motores elétricos. No mesmo período, o estado importou US$ 120 milhões do Reino Unido. Entre os principais produtos destacam-se sangue humano, automóveis, produtos laminados de planos de ferro e instrumentos e aparelhos para medicina.

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp