SC e Paraguai debatem investimentos produtivos

FIESC recebeu visita do ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, nesta quarta-feira (20)

Florianópolis, 20.04.2016 – As possibilidades de investimento em Santa Catarina e no Paraguai foram debatidas na tarde desta quarta-feira (20) em visita de comitiva paraguaia à Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Em debate com Gustavo Leite, ministro da Indústria e Comércio do país vizinho, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou a atratividade de Santa Catarina. “Em 2015, nós fomos o quarto Estado brasileiro melhor avaliado pela unidade de inteligência da The Economist, na categoria de infraestrutura, e o terceiro em inovação”, afirmou Côrte.

“Santa Catarina, se fosse isolada do Brasil, seria um país de primeiro mundo”, elogiou Leite, que pregou o trabalho em conjunto para a redução dos custos de produção na região. "O nome do jogo é: ganhar da China juntos", defendeu.

Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor de desenvolvimento industrial e institucional da FIESC, apresentou a agência de investimentos InvestSC, criada pela Federação, em parceria com o Governo do Estado. "A indústria brasileira ainda está centrada em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas temos diferenciais para atrair investimentos para o Estado", afirmou.

“Santa Catarina e o Paraguai são parceiros geograficamente privilegiados, com oportunidades para os dois lados, e importantes incentivos para as empresas, incluindo o Mercosul”, resumiu Côrte.

Em julho, uma comitiva brasileira irá retribuir a visita. A missão está sendo liderada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), com apoio da FIESC.

Balança comercial – O Paraguai é o décimo destino dos produtos exportados por Santa Catarina, com US$ 223,5 milhões faturados no ano passado. Entre os principais produtos vendidos para o país vizinho estão ladrilhos e placas, refrigeradores e transformadores elétricos. As compras catarinenses em 2015 foram de US$ 87,1 milhões, com destaque para embalagens de plástico, milho e cortinados.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC