SC é destaque na produção de pescados

O estado tem 551 empresas do segmento, com taxa média de crescimento de 2,6% ao ano, no período de 2018 a 2021, mostram os dados apresentados em reunião da Câmara da Indústria da Pesca da FIESC

Florianópolis, 18.8.2023 - Santa Catarina é destaque na produção de pescado e responde por mais de 50% do faturamento industrial do setor no país, conforme dados do IBGE. O Estado tem 551 empresas do segmento, com taxa média de crescimento de 2,6% ao ano, no período de 2018 a 2021. O setor emprega 12,3 mil profissionais, sendo que, entre 2018 e 2023, a alta de crescimento foi de 33,10%, com uma taxa de crescimento médio de 5,52% ao ano. Estes dados posicionam SC também como o líder nacional na oferta de vagas do setor.

Os números do segmento foram apresentados na última quarta-feira em Itajaí, durante reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca da FIESC, presidida pelo empresário André Luiz Dutra Mattos. A reunião foi realizada na sede do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).

De acordo com Matheus Bittencourt de Brito, pesquisador da FIESC, no contexto estadual, a região que abrange a vice-presidência da entidade na Foz do Rio Itajaí responde por 69,9% das empresas do setor pesqueiro estadual. Deste total, Itajaí (18,87%), Penha (16,70%) e Navegantes (15,06%) são as cidades com maior número de empresas do segmento.  Presente no encontro, o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, destacou que este é o momento do setor fazer a diferença.  Conforme Anderson Anthony Linzmeyer, diretor da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), o papel do governo é desburocratizar, apoiar e incentivar cada vez mais a independência das empresas do setor privado.

A programação incluiu também uma palestra sobre reforma tributária com o economista-chefe da FIESC, Pablo Felipe Bittencourt. Ele destacou que todos serão beneficiados com a reforma. “O sistema tributário deve ser simples para o contribuinte, sem uso improdutivo de recursos”, pontuou. Outro tema do encontro foi a relação de trabalho e fiscalização das empresas, assunto abordado pela advogada Maria Antônia Amboni, gerente-executiva de relações de trabalho da entidade.

A reunião contou ainda com as presenças de Agnaldo dos Santos; presidente do Sindipi; Delcy Norberto Batista, superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Estado de Santa Catarina; Maurício Cesar Pereira, vice-presidente regional da FIESC; e Rodrigo Silveira, diretor de pesca de Itajaí, além de armadores e empresários do setor.