SC Day: FIESC mostra o potencial da indústria catarinense

Evento foi realizado em Brasília pelo governo de SC

O diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, apresentou o potencial da indústria catarinense durante do SC Day, evento promovido pelo governo de SC com a participação de embaixadores e representantes de 30 países. A ação ocorreu no dia 17, em Brasília, na Embaixada de Portugal.

No encontro, o governador Carlos Moisés enfatizou os números positivos em todas as áreas de governo. Reforçou que, com pouco mais de 1% do território brasileiro, o Estado é gigante em produção e exportação.

“Mostramos as oportunidades para quem quer viver, empreender e curtir Santa Catarina em todos os aspectos. A economia do nosso estado cresce cada vez mais e seguimos em pleno emprego. Temos condições de receber novas empresas e investimentos. Estamos pensando no futuro. Temos serras, mar, quatro estações bem definidas, mão de obra diversificada; e o melhor que temos é a nossa gente com absoluta miscigenação. Um estado que vem apresentando grande desempenho e eficiência”, disse o governador, que agradeceu à embaixada de Portugal por abrir suas portas para apresentar o estado catarinense.

O embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, salientou a importância do fortalecimento das relações e a ampliação de oportunidades. “Portugal e Santa Catarina têm uma relação muito boa. Um exemplo é que as nossas empresas estão fortes no estado e estou certo de que continuaremos a fortalecer essa relação muito importante. Espero, ainda, que outros países sigam o exemplo de Portugal e reforcem os seus laços econômicos, comerciais, culturais e institucionais com Santa Catarina”, destacou.

O secretário da SAI, Fernando Raupp, enfatizou que o evento vem agregar ainda mais desenvolvimento e novas oportunidades com outros países. “Santa Catarina está sendo apresentada de forma internacional. Temos um estado forte, industrial, boa logística, localização e mão de obra qualificada. É o melhor local para se investir. Eleito o segundo no ranking de competitividade nacional, pelo 5º ano consecutivo”.

Santa Catarina - um estado de oportunidades

O secretário de Estado da Administração, Jorge Tasca, destacou que Santa Catarina tem um modelo de gestão, que é referência no Brasil. O governo atuou com austeridade e obteve mais de R$ 600 milhões anuais em economia, com revisão de contratos e a redução da máquina pública. As medidas permitiram acelerar obras com recursos próprios dos catarinenses, sem financiamentos. Também citou os investimentos históricos em todas as áreas de governo. Desde 2019, já foram investidos mais de R$ 3,5 bilhões.

O saneamento financeiro fez com que o Estado conquistasse a nota B na Capacidade de Pagamento (Capag). Conforme o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, o resultado é fruto dos três anos de trabalho da gestão, com saneamento financeiro, canalizando recursos para investimentos e melhoria dos índices fiscais.

Outro ponto destacado foi a geração de empregos. Santa Catarina, no primeiro trimestre deste ano, gerou 64 mil vagas. É o segundo estado que mais está gerando postos de trabalho no Brasil. É o 6º PIB Nacional, além de ser o 8º no ranking de exportações e o 2º em importação. O Plano 1000, maior projeto municipalista da história, também foi abordado.

Clique aqui e leia mais

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo de SC