Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SC cresce 2% no primeiro semestre de 2022

O Índice de Atividade Econômica (IBC), medido pelo Banco Central, é considerado uma prévia do PIB. Os dados foram analisados pelo Observatório FIESC

Clique aqui e confira os dados completos

Florianópolis, 31.8.2022 – Santa Catarina cresceu 2% no primeiro semestre de 2022, mostra o Índice de Atividade Econômica (IBC). O indicador, medido pelo Banco Central, incorpora estimativas mensais da agropecuária, indústria, serviços e impostos sobre os produtos comercializados, e é considerado uma prévia do PIB. Os dados foram analisados pelo Observatório FIESC.  

“Santa Catarina tem registrado crescimento em indicadores como emprego, exportações e vendas industriais, o que mostra que a nossa economia mantém-se aquecida. E o resultado positivo da atividade econômica nos primeiros seis meses do ano confirma isso”, avalia o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. A produção industrial catarinense registrou expansão de 0,2% no mês de junho frente a maio, o que representa a terceira alta consecutiva do ano. “Isso mostra uma recuperação gradual do setor nos últimos meses. Quando a indústria cresce, movimenta as demais atividades econômicas, como serviços e transporte, por exemplo”, explica.

Inclusive, a análise da FIESC sobre o IBC revela que o setor de serviços foi o principal destaque no semestre. O retorno por completo das atividades presenciais no início do ano possibilitou a recuperação do setor. “Além disso, a redução da inflação, bem como o incentivo à política de transferência de renda, impulsionaram o consumo das famílias no país”, explica a economista do Observatório FIESC, Mariana Guedes.

O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) indica um aumento da satisfação dos comerciantes brasileiros. O IEEC contempla expectativas de contratações de funcionários, nível de investimentos e nível atual dos estoques diante do planejado.

Já as atividades turísticas em Santa Catarina registraram aumento de 43,2% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso permitiu a recuperação da economia em diversos municípios do estado onde a atividade desempenha papel importante.

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn