SC conhece oportunidades de relacionamento e fomento da indústria aeroespacial

Tema foi abordado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), órgãos ligados ao Comando da Aeronáutica, durante reunião do Comdefesa da FIESC, realizada nesta terça-feira, dia 10, em conjunto com a Acate

Florianópolis, 10.10.2023 - Indústrias catarinenses conheceram oportunidades de relacionamento e fomento da indústria aeroespacial brasileira em reunião do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC (Comdefesa) e da Acate, realizada nesta terça-feira, dia 10. O tema foi abordado por representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), órgãos ligados ao Comando da Aeronáutica.

O 1° Tenente Oderlei Ferreira dos Santos, representante da Divisão de Desenvolvimento Industrial do IFI, apresentou o Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAER), o qual as empresas que têm interesse em atuar nesse segmento podem se cadastrar a fim de obter divulgação e serem relacionadas nos programas de fomento. Também apresentou o Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER) e o Convênio ICMS 75/91 que oferece incentivo fiscal para empresas nacionais da indústria aeroespacial e seus fornecedores. Ele informou que há 462 empresas mapeadas que integram a cadeia de fornecimento do setor aeroespacial, das quais cerca de 10% estão em Santa Catarina.

O IFI tem o objetivo de prestar serviços técnicos especializados a fim de fomentar o desenvolvimento da indústria aeroespacial. É atuante nas áreas de normalização, metrologia, certificação e coordenação industrial para produtos e sistemas aeroespaciais e defesa.

Ainda no encontro, o Tenente Coronel Aviador Breno Ricardo de Araújo Leite, Adjunto da Coordenadoria de Gestão da Inovação do DCTA, apresentou o Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER) e uma série de projetos que estão em desenvolvimento e que tem conexão com a indústria – especialmente na transferência de tecnologia, na parceria em pesquisa e desenvolvimento e na prestação de serviços técnicos especializados.

“Esse esforço de buscar a aproximação da área de defesa com a base industrial catarinense é a essência do trabalho do Comdefesa. Temos feito isso incansavelmente e o resultado tem aparecido. Esse compromisso será mantido sempre”, disse o General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, chefe do SisDIA, que mediou o encontro.

Túlio Duarte Christofoletti, diretor da vertical manufatura 4.0, da ACATE, destacou a aproximação com as Forças Armadas e a importância de apresentar o potencial do setor de tecnologia catarinense. “É um segmento pujante e está entre as referências do país”, disse.

SC Expo Defense: Nos dias 16 e 17 de maio de 2024, a FIESC realiza, em Florianópolis a 3ª SC Expo Defense - feira de tecnologias e produtos de defesa. Nesta edição, o foco do evento será apresentar as inovações de tecnologias brasileiras voltadas à defesa nacional. Clique aqui e saiba mais