Saúde é elemento estratégico para a produtividade

É o que afirma o americano Sean Sullivan, em workshop sobre Gestão da Saúde e Produtividade, promovido pelo SESI/SC

Florianópolis, 16.09.2015 – A saúde dos trabalhadores está se tornando a maior fonte de vantagem competitiva não utilizada em uma economia global em expansão, defendeu, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o americano Sean Sullivan, co-fundador, presidente e CEO do Institute for Health and Productivity Management (IHPM) e da Workplace Wellness Alliance (WWA), dos Estados Unidos. Sullivan falou sobre Gestão da Saúde e Produtividade em evento promovido pelo SESI/SC, nesta quarta-feira (16), que reuniu cerca de 100 profissionais da entidade para debater o tema.

“A saúde é um elemento chave da produtividade do capital humano, a ser gerida como um bem estratégico para o negócio. Além disso, a saúde do trabalhador está se tornando a fonte mais significativa não explorada de melhor desempenho do negócio”, destacou o palestrante, enfatizando que o tratamento preventivo faz com que as pessoas sejam mais saudáveis, resultando em menos ausências e maior efetividade no trabalho.

Na abertura do encontro, o diretor-executivo de Saúde e Produtividade do SESI/SC, Eloir Simm, destacou a importância de dar atenção às pessoas. “A saúde e a qualidade de vida precisam ser vistas e discutidas como elementos estratégicos da competitividade no cenário global. As empresas que crescem, apesar da crise, são aquelas que cuidam bem dos seus trabalhadores. As pessoas são indispensáveis no processo produtivo”, frisou Simm. O diretor técnico do SESI/SC, Marco Goetten, falou sobre a importância de se discutir o tema no meio industrial. “Se as indústrias nada fizerem para preparar sua gestão de pessoas e seus programas de saúde e qualidade de vida, correm o risco de sentir, novamente, a dificuldade de atrair e reter trabalhadores”, lembrou Goetten.

Certificação

O workshop, que segue até amanhã (17), é realizado pelo SESI/SC e objetiva debater a promoção de comportamentos seguros e saudáveis, além de capacitar os participantes em Gestão da Saúde e Produtividade. A certificação, oferecida por meio do Programa de Certificação em Gestão da Saúde e Produtividade, é uma iniciativa do IHPM.

“A certificação está sendo realizada, pela primeira vez, de forma presencial no Brasil. A ação possibilitará que os participantes desempenhem melhor suas funções para promover a qualidade de vida no trabalho. O curso aborda a introdução do assunto na empresa e estudos de casos de companhias que já passaram por esse processo de maneira bem sucedida, melhorando a condição de saúde e produtividade dos trabalhadores e das próprias instituições”, explica Deborah Love, vice-presidente do IHPM.

Assessoria de Imprensa – FIESC
48 3231-4671 / 8421-4224