Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Satélite VCUB1 faz reentrada na atmosfera e encerra missão com excelência

Desenvolvido com a participação do SENAI/SC, VCUB1 foi o primeiro satélite de observação da Terra e de coleta de dados projetado pela indústria nacional

Florianópolis, 10.2.2025 – Desenvolvido com a participação do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, de Florianópolis, o VCUB1, primeiro satélite de observação da terra e de coleta de dados projetado pela indústria nacional, encerrou com sucesso sua missão ao reentrar na atmosfera terrestre e se desintegrar conforme esperado. Durante quase dois anos em órbita, o VCUB1 – projeto da Visiona Aeroespacial (joint ventura de Embraer e Telebras) cumpriu todas as atividades previstas para o programa e seguiu com todos os seus subsistemas funcionando até o fim da sua jornada.

A maior parte da missão VCUB1 foi dedicada ao teste e desenvolvimento de tecnologias pela Visiona, como os sistemas de navegação, gestão de bordo e comunicação que não podiam ser testadas integralmente em terra.

Lançado em abril de 2023, o satélite também coletou quase 500 mil km² de imagens, validando a câmera 3UCAM da Opto Space & Defense e o avançado sistema de comunicação desenvolvido pela Visiona.

O projeto VCUB1 foi liderado pela Visiona em colaboração com instituições e empresas brasileiras. Além do Instituto SENAI, participaram Opto Space & Defense, AMS Kepler, Metalcard, Orbital Engenharia, Embrapii, Força Aérea, INPE, Agência Espacial Brasileira, Embrapa, CPRM, CEMADEN, UFSC, ITA, Governo de Santa Catarina, CENSIPAM, IICA, Prefeitura de São José dos Campos, Naturantins, Transpetro e IBAMA.

Imagem
Nanossatélite

Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia

Com uma rede composta por 28 institutos de inovação – dos quais três em SC – e mais de 60 institutos de tecnologia – sete em SC –, o SENAI apoia a atualização tecnológica e o desenvolvimento de produtos e processos para a indústria brasileira. A rede oferece serviços pesquisa aplicada e inovação, consultoria e metrologia, promovendo também parcerias com universidades, centros de pesquisa e investidores.

Saiba mais:

Sobre a Visiona

Criada em 2012, a Visiona Tecnologia Espacial é uma joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras. Voltada para a integração de sistemas espaciais e à prestação de serviços baseados em satélites, a companhia atende aos objetivos do Programa Espacial Brasileiro e a demandas de mercado. A Visiona foi a responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC1, lançado em 2017. Em 2023, a empresa lançou o VCUB1, o primeiro nanossatélite de observação da terra e coleta de dados projetado por uma empresa no Brasil. Atualmente a Visiona lidera o projeto do satélite SatVHR de observação da Terra de altíssima resolução, apoiado pela FINEP e com ampla participação de empresas e ICTs brasileiras. A Visiona também fornece produtos e serviços de Sensoriamento Remoto e Telecomunicações por satélite, bem como Aerolevantamento SAR nas Bandas X e P, sempre buscando a vanguarda tecnológica. Nesse mercado, a Visiona já realizou mais de 100 projetos em diversos setores como o de agricultura, óleo e gás, serviços financeiros, utilidades, meio ambiente e defesa.

 

Leia também:

Divulgadas as primeiras imagens geradas por satélite desenvolvido com participação catarinense

Primeiro nanossatélite da indústria brasileira é lançado em órbita nos EUA

O mercado foi para o espaço
 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC 
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor 
 

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine. https://fiesc.com.br/news

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn