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Santa Catarina reinventa a roda

Revista da FIESC destaca iniciativas da indústria para integrar a nova cadeia produtiva global da mobilidade elétrica e a necessidade de revisão dos projetos das ferrovias catarinenses

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Aliados da sustentabilidade, veículos elétricos já são parcela expressiva da frota em locais como China, Europa e Estados Unidos. No Brasil, o mercado ainda é pequeno, mas a indústria dá passos importantes para integrar a nova cadeia automotiva global que está se formando. Os detalhes são mostrados na reportagem de capa da revista Indústria & Competitividade, da FIESC, lançada em abril. Dentre os destaques estão iniciativas como a da WEG no fornecimento de “powetrains” (sistemas de tração) para o primeiro caminhão 100% elétrico projetado no Brasil, que começa a ser produzido em série pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, e a criação do Instituto da Indústria Eggon João da Silva, em Jaraguá do Sul. Parceria entre o SENAI e a WEG, o Instituto montou um curso MBI em mobilidade elétrica e energias renováveis para formar pessoal especializado. Além disso, irá fornecer serviços tecnológicos e desenvolver P&D para o setor, dentre outras iniciativas.

 A inovação também é abordada em reportagem sobre sistemas construtivos desenvolvidos em Santa Catarina pelas construtoras Rôgga, de Joinville, e BS, de Criciúma. Os novos métodos transferem para o ambiente industrial partes do trabalho que antes eram feitas em canteiros de obras, obtendo ganhos de produtividade, de qualidade e benefícios ambientais. Os prazos de execução das obras caem cerca de 30% e a geração de resíduos nos canteiros é diminuída em até 80%.

Já a reportagem sobre a viabilidade das ferrovias Leste-Oeste e Litorânea destaca os 7 erros cometidos por diversos agentes envolvidos que não deixam os projetos avançar. São premissas erradas que, tendo sido consideradas na gênese das discussões e dos projetos, levaram a conclusões equivocadas. A matéria detalha proposta da FIESC para atualizar os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTEA) de forma integrada para as duas ferrovias, considerando parâmetros como intermodalidade de valor agregado das cargas que serão transportadas. 

A melhoria da infraestrutura também é um dos temas abordados na entrevista principal da edição, com o prefeito de Joinville Adriano Silva. Ele sublinha a importância de melhorar o ambiente do empreendedorismo para acelerar o desenvolvimento social e econômico. Sua fala encontra eco em outra matéria, que destaca documento da ONU que relaciona a industrialização à elevação dos padrões socioeconômicos das sociedades.

A edição traz ainda uma reportagem com diversos cases de pequenas e médias empresas que elevaram seus padrões de qualidade para conquistar o mercado externo, obtendo ao mesmo tempo ganhos de competitividade no mercado interno. A edição é complementada com o perfil de Guilherme Bertani, CEO da Docol, de Joinville, um dos poucos brasileiros que já escalou as montanhas mais altas do planeta, e com artigo de Willian Anderson Lehmkuhl, presidente da SCGÁS, sobre os desafios de ampliação do fornecimento de gás para as indústrias catarinenses.
 

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