Saiba mais sobre a imersão ao ecossistema israelense de inovação

Grupo de mais de 40 empresários, autoridades, gestores de empresas e pesquisadores participaram da 25ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da CNI

Florianópolis, 27.6.2022 - Israel investe 4,93% de seu PIB em pesquisa e desenvolvimento (P&D), sendo o país que mais destina recursos proporcionalmente para esta finalidade. Para efeito de comparação, o Brasil investe apenas 1,17% do PIB e os países da OCDE, 2,48%. O resultado dessa política de Estado é que Israel conseguiu transformar a sua estrutura de pesquisa em uma mina de patentes, resolveu uma série de problemas internos e se tornou um dos maiores exportadores de tecnologia do planeta.

Um dos locais visitados, o Weizmann Institute of Science é uma das lideranças mundiais entre as instituições de pesquisa básica em STEM (science, technology, engineering and mathematics) e se destaca por ter mais de 250 patentes obtidas a partir de pesquisas em diversas áreas da ciência.

Localizado na cidade de Rehovot e com mais de 4 mil pesquisadores e estudantes, o Weizmann tem uma longa história de investigação e descoberta, baseada em sua missão de avançar a ciência para o benefício da humanidade. A universidade se destaca pela cultura empreendedora e é considerada um dos principais institutos de pesquisa multidisciplinar do planeta. Weizmann se mantém e financia uma infinidade de novas pesquisas a partir de royalties recebidos por suas descobertas em diversas áreas, como medicina, defesa e sustentabilidade. O carro-chefe são medicamentos desenvolvidos para o combate a diferentes tipos de doenças.

Hospital 100% digital

O maior hospital do Oriente Médio e um dos poucos 100% digitais no planeta, o Sheba Medical Center também chama a atenção por se capitalizar por meio da propriedade intelectual. Considerado um dos 10 principais hospitais do mundo, o Sheba mantém um elevado volume de investimentos em pesquisas feitas a partir de royalties recebidos.

Entre outras criações do hospital estão equipamentos para cirurgias de precisão e para reabilitação de pacientes, a partir da inteligência artificial (IA). A unidade, que se tornou 100% digital – ao abrir mão do uso do papel em 2004 –, tem quatro pilares para colaborar com avanços globais na área de medicina: saúde digital, inovação aberta, colaborações internacionais e infraestrutura de inovação.

“Queremos fazer as pessoas entenderem que os cuidados com a saúde podem ser um motor do desenvolvimento econômico. Não pode ser entendido como custo, mas como investimento”, explica Yatshak Kreiss, diretor-geral da Sheba Medical Center.
“A gente tentou abrir os portões e aproveitar os nossos conhecimentos com inovação aberta e aproveitando o potencial de startups para buscar soluções para a pandemia de Covid-19. Construímos relatórios de inteligência para os médicos e apostamos em tecnologias”, acrescenta Kreiss.

Alguns exemplos de invenções de Israel que geraram patentes e recursos para o país são o Stent cardíaco, criado em 1992, e o pen drive, desenvolvido em 1999. Dezenas de criações israelenses estão expostas no Instituto Peres de Paz e Inovação, fundado para homenagear o ex-presidente e ex-primeiro-ministro de Israel Shimon Peres, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1994.

Com informações de Diego Abreu, da Agecom/CNI

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC