Saiba como você pode, em sua casa, estimular um mercado de bilhões de reais no Brasil

Reutilização de materiais deve duplicar nos próximos dez anos, apontam estudos

Florianópolis, 06.9.2022 - Estudos apontam um crescimento na reutilização de materiais de 8,6% para 17% nos próximos dez anos. Esse incremento vai ajudar na redução de 39% na emissão de gases do efeito estufa. O reaproveitamento e reciclagem de produtos, está no centro da economia circular e da logística reversa, que possibilitam a redução do uso de recursos naturais, combatendo a escassez. São novos conceitos que associam o desenvolvimento econômico ao melhor uso dos recursos naturais, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

O tema é tratado nesta entrevista por  Ana Flávia Gomes, coordenadora de Novos Negócios na Eureciclo, empresa parceira da Federação das Indústrias e que atende diversas indústrias catarinenses.

Ouça:

Destaques:

1. Após o uso, os recursos naturais deveriam ser repostos à cadeia de produção e consumo. A logística reversa, conceito que já existe há cerca de três décadas, regulamenta o reaproveitamento dos recursos, evitando que se desperdice em aterros e lixões. 56”
  2. A iniciativa ajuda a redução do consumo naturais e, no longo prazo, ajuda a combater a escassez, investimento que pode trazer uma redução dos custos. 2’16”
  3. O Brasil tem uma taxa de reciclagem de 3%, perdendo espaço em um mercado avaliado em bilhões de reais. 3’18”
  4. O grande desafio é a estruturação da cadeia da reciclagem, a começar pela separação do material em casa. 4’25”
  5. Separar o lixo não demanda muito trabalho e deveria ser uma ação em todas as casas. O lixo é um problema de todos nós, para nossos netos e nosso futuro.  5’11”
  6. Os setores público e privado precisam dar atenção ao tema. 6’55”
  7. Na separação em casa, é preciso cuidar de material, como o vidro, que pode causar acidentes. Haverá um ser humano lidando com aquele material. 8’33"

Ana Flávia Gomes é administradora e tem mestrado em na Europa e Estados Unidos.

​​​​​​Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR