Ruy Hülse deixa legado de apoio à educação

Empresário e político, que morreu nesta segunda, aos 98 anos, liderou o setor carbonífero do Sul de SC e, na vida política, foi governador, deputado estadual e prefeito

Florianópolis, 12.8.2024 – O empresário e político do Sul de Santa Catarina Ruy Hülse morreu na manhã desta segunda (12), aos 98 anos. Líder do setor carbonífero, ele presidiu o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC) e, em 2009, foi condecorado pela FIESC com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina. “Hülse foi um incansável defensor do setor carbonífero catarinense. Também tem uma bela história dedicada à educação, pois sabia que dela depende a construção de um estado mais desenvolvido”, destacou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

O presidente da FIESC salientou que Ruy Hülse, quando prefeito de Criciúma, em 1968, criou a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), que duas décadas mais tarde passaria a se chamar Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Veja o episódio da série Histórias da Indústria sobre Ruy Hülse

O vice-presidente da FIESC para o Sul de Santa Catarina, José Carlos Sprícigo, também lamentou a morte de Ruy Hülse. "Hoje Criciúma e toda a região Sul lamenta a perda de Ruy Hülse, um nome associado ao empreendedorismo, à boa política catarinense e também à educação. Ao mesmo tempo que lamentamos, temos que agradecer a presença dele conosco ao longo desses anos, sua dedicação e exemplo e legado que nos deixou", disse.

Formando em engenharia de minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele foi gerente-industrial da Industrial da Companhia Brasileira Carbonífera Araranguá (CBCA), em 1951, e depois gerente e diretor da Industrial e Comercial da Cerâmica Criciúma S/A (Cecrisa), entre 1971 e 1991. Em 1995, assumiu a presidência do SIECESC, cargo no qual permaneceu até 2017. Também presidiu a Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (Satc).

Filho do ex-governador Heriberto Hülse, Ruy seguiu carreira política, tendo sido eleito deputado estadual por três legislaturas. Em 1960, presidiu a Assembleia Legislativa quando assumiu por 11 dias o governo do Estado, em substituição ao próprio pai, que se afastou por problemas de saúde. Governou o município de Criciúma de 1966 a 1970. Também ocupou outros cargos nos poderes executivos do município e do governo do estado.

O Município de Criciúma decretou luto oficial de três dias.

Em 2009, Hülse foi condecorado em 2009 com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, outorgada pela FIESC

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - Gecor