Rota Global auxilia indústria de SC a elevar inserção internacional

Programa é executado pela CNI e FIESC e subsidiado com recursos da União Europeia

Florianópolis, 12.2.2018 – Indústrias de Santa Catarina que participam do Rota Global estão buscando ampliar a competitividade e a inserção no mercado internacional. O Rota Global é um programa executado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a FIESC e subsidiado pela União Europeia. A iniciativa oferece consultoria completa para empresas de micro, pequeno e médio portes, com análise de perfil empresarial, desenho de estratégia de exportação e montagem de plano de ação para internacionalização. Participam da iniciativa 20 empresas catarinenses de setores como alimentos, têxtil e vestuário, tecnologia, plástico e equipamentos eletrônicos. Em âmbito nacional, o programa busca traçar o perfil de 500 empresas, montar 200 planos de ação e ter ao menos 100 empresas com melhorias comprovadas nas operações ao longo de 2018.

O analista de políticas e indústria da CNI, Felipe Spaniol, explica que a iniciativa busca construir um processo de internacionalização a partir da análise de maturidade internacional. “Os desafios que as empresas têm são apontados e transformados em ações para que ela possam realmente conhecer o passo a passo para alcançar o sucesso na internacionalização. Então, o Rota Global tem o objetivo de preparar as empresas para atuarem no mercado internacional de maneira consciente, formal, de longo prazo e, com isso, ter uma inserção maior da indústria brasileira no exterior”, diz.

Subsidiado com recursos da União Europeia por meio do programa AL-Invest 5.0, o Rota Global é realizado em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) por meio do Plano Nacional de Cultura Exportadora. O programa também será executado na Argentina e na Espanha com o apoio dos parceiros Unión Industrial Argentina (UIA) e Parque Científico e Tecnológico de Extremadura na Espanha (Fundecyt-Pctex).

Para saber mais acesse o site: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/rota-global/